Novo Caderno Intersaberes divulga contribuições interdisciplinares para a formação docente
Autor: Nayara Rosolen - Analista de Comunicação
Já está disponível para leitura o Caderno Intersaberes Ensino e aprendizagem: temas fundamentais para a formação docente (v.14 n.52). A nova edição foi lançada pela área de Pesquisas e Publicações Acadêmicas da Uninter no dia 7 de julho de 2025, composta por 26 artigos, quatro deles voltados a temas livres. O periódico, produzido pela Escola Superior de Educação Humanidades e Línguas (ESEHL), é conduzido pela editora-chefe, a diretora Dinamara Machado, e pelo editor adjunto, o professor Adriano Sousa Lima.
“O cenário atual indica a necessidade de aprimoramento constante da formação docente. Tendo esse horizonte como perspectiva, os trabalhos científicos publicados nessa edição do Caderno Intersaberes contribuem de maneira relevante para o aperfeiçoamento da prática docente”, declara Adriano.
As áreas de Línguas e Sociedade e Geociências aparecem como áreas principais deste Caderno, e apresentam trabalhos científicos que integram perspectivas transdisciplinares, interdisciplinares e metodologias diversificadas, com pesquisas que abordam desde o preconceito linguístico até o acesso precário a serviços essenciais em regiões periféricas.
“Percebem-se os diferentes aspectos da nossa humanidade que, certamente, influenciam a formação docente, as limitações físicas e mentais, o aspecto lúdico da vida humana expresso nas artes, o ambiente das cidades, os centros urbanos e as megalópoles onde a vida acontece […] Nesse aspecto, o professor e a professora podem trazer relevante contribuição”, destaca o editorial.
Também fazem parte deste editorial, os coordenadores de cursos da ESELH Cícero Manoel Bezerra, Crisbelli Djamilli Domingos, Gisele do Rocio Cordeio e Renata Adriana Garbossa Silva. Confira esta e outras edições na página oficial do periódico.
Autor: Nayara Rosolen - Analista de ComunicaçãoEdição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Pexels
