Nova Rádio Uninter completa 1 ano com 680 podcasts produzidos

Autor: Fillipe Fernandes - Estagiário de Jornalismo

“A Rádio Uninter tem um papel educativo, informativo e cultural, com o objetivo de ser uma ferramenta para os alunos, professores e comunidade”. As palavras do assistente de produção multimídia Evandro Tosin definem bem o caráter do veículo que completa um ano no ar. No dia 25 de setembro de 2019, a antiga Rádio Web Uninter, após passar por um processo de reformulação, era relançada como a nova Rádio Uninter, gerenciada pela CNU, a Central de Notícias Uninter, setor da instituição que abrange ainda o portal Uninter Notícias.

Bárbara Carvalho, jornalista e analista de comunicação, explica como se deu essa transição. “A Rádio Web Uninter existe desde 2006, porém ela continha uma programação somente musical e o estúdio era utilizado apenas para fins acadêmicos, como as aulas e os projetos de extensão do curso de Jornalismo. Desde 2019, a rádio está sob o comando da CNU, o que mudou completamente a dinâmica. O espaço que antes era pouco utilizado deu lugar a uma grade com vários programas realizados ao vivo, além de abraçar os projetos de extensão que já eram feitos”.

A Rádio Uninter produziu 40 programas semanais em seu primeiro ano de vida, entre produções transmitidas ao vivo, gravadas e projetos de extensão, realizados em parceria com professores e alunos da instituição. Mesmo com o distanciamento social imposto pela pandemia de Covid-19, 24 programas continuam sendo produzidos regularmente, de maneira remota. “Temos programas que abordam diversos temas, desde direito, turismo, esporte, arquitetura, entrevistas, educação, serviço social, música, negócios, saúde, carreira, cinema, tecnologia, jornalismo, SIANEE, literatura”, conta Bárbara.

Até o dia 18 de setembro, 680 podcasts já tinham sido publicados no site da rádio, sendo 269 feitos durante a quarentena. Todos estão disponíveis no site da emissora, com acesso livre para ser ouvido quando e onde você quiser. Assista aqui a um vídeo produzido pela CNU para comemorar o primeiro ano da nova fase da rádio.

Valéria Alves, assistente de produção multimídia, entende seu trabalho na Rádio Uninter como um constante aprendizado. “É aprender sobre vários assuntos e temas diferentes em um só dia. É também exercitar e fortalecer o trabalho em equipe, descobrir novas habilidades e ter contato com pessoas de diferentes áreas de conhecimento. Com certeza é um trabalho que te permite crescer muito profissionalmente e também pessoalmente, por isso sou muito grata por essa oportunidade”.

Evandro Tosin tem entendimento semelhante ao de Valéria. “É uma oportunidade contínua de aprendizado, tanto em conhecimento e também em aspectos técnicos que envolvem o rádio e a profissão do Jornalismo. É procurar fazer o melhor possível a cada programa, na operação técnica ou apresentação. É também se adaptar às mudanças, como utilizar novos softwares e equipamentos. É aprender, sempre!”.

A pandemia trouxe consigo o home office, que obrigou a Rádio Uninter a se reinventar. “O rádio sempre conseguiu se moldar às reformulações e novidades que surgem nos meios de comunicação, nós aderimos a uma nova ferramenta de trabalho para poder dar continuidade à produção dos programas. Começamos a usar a plataforma StreamYard com transmissões ao vivo pelos canais da Rádio Uninter no Facebook e no Youtube. E, apesar da mudança, a receptividade dos ouvintes foi muito boa, eles interagem bastante durante as edições. Outra coisa bacana que esse período também nos proporcionou foi poder interagir com gestores de polos e alunos de todo o Brasil”, explica Bárbara Carvalho.

“A adaptação no início foi um desafio para todos nós da equipe, para funcionarmos em sincronia e acertar na operação técnica. É preciso concentração. Cada um contribuiu com sua habilidade para funcionarmos bem em conjunto. Sempre foi uma troca de conhecimentos entre nós, um aprendendo com o outro. Tenho muito a agradecer pela oportunidade que estou tendo”, conta Evandro sobre os desafios do trabalho remoto.

O show tem que continuar. A Rádio Uninter foi colocada à prova em seu primeiro ano de existência e com as adaptações consegue levar conhecimento e informação para todos os seus ouvintes. E os votos de longevidade estão aí. “Parabéns, Rádio Uninter! Desejo que venham muitos anos de sucesso e que os programas possam somar cada vez mais na vida de mais e mais pessoas. Em especial agradeço à equipe e todos que fazem parte dessa trajetória, é muito bom fazer parte disso com vocês. Já estou ansiosa para os futuros momentos e para acompanhar o seu crescimento”, agradece Valéria.

“A Rádio Uninter é um veículo de comunicação que busca levar a informação e cultura aos alunos e comunidade, a variedade de temas e assuntos é imensa, é uma satisfação fazer parte de projeto, crescendo como pessoa e profissional”, comenta Bárbara. “Que em breve seja possível voltarmos ao estúdio e retomar a rotina de atividades presenciais”, complementa Evandro.

Comandado pelo reitor Benhur Gaio, o programa Conversa com o reitor da última sexta-feira (25.set.2020) foi especialmente dedicado a celebrar o aniversário da Rádio Uninter. A edição contou com a presença de Bárbara Carvalho, Evandro Tosin, Valéria Alves, e do editor-chefe da CNU, Mauri König, e pode ser conferida na íntegra na página da rádio no Facebook.

* Na foto principal, a pró-reitora de assuntos institucionais, Denize Carneiro de Campos, presta sua homenagem à emissora.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Fillipe Fernandes - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Reprodução


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *