No teletrabalho, o corpo pede cuidados especiais

Autor: Evandro Tosin - Assistente multimídia

A ergonomia é uma área de estudos que analisa a interação das pessoas com as máquinas. A palavra ‘ergonomia’ une o prefixo grego ergo, relacionado à ideia de “trabalho”, e o termo nomos, que significa “normas”. No período atual de necessidade de isolamento e quarentena devido à pandemia, uma alternativa para a maioria das empresas e colaboradores foi a adoção do teletrabalho, ou trabalho remoto, aquele que é realizado em local fixo fora da empresa e mediado por tecnologias comunicacionais.

Durante a jornada de trabalho, trabalhadores de diversas áreas adotam posturas físicas que exigem esforços musculares. No momento atual, muitas pessoas passam a maior parte de seu tempo laboral em frente a um computador de mesa ou notebook. Por isso, se faz necessário adotar práticas que ofereçam melhores condições de postura, já que a ergonomia visa a otimização do bem-estar e a redução dos fatores de estresse, o que melhora a produtividade.

Para o teletrabalho funcionar bem e não prejudicar a saúde, é preciso seguir alguns passos durante a rotina no home-office: disciplina, organização do posto de trabalho, postura corporal adequada. Adotar essas práticas reduz o risco de lesões e de doenças laborais.

No último dia 22.set.2020, o setor de Gestão de Pessoas da Uninter promoveu a palestra “Ergonomia no teletrabalho”, com participação da fisioterapeuta Patricia Rossafa e transmissão ao vivo pelo AVA Univirtus. O evento fez parte da “I SIPAT 360º Semana de Qualidade de Vida no Trabalho com equilíbrio emocional”, e foi mediado pelas colaboradoras Elisandra Rudey Wolski e Rosilaine Morfinato.

A respeito da disciplina no teletrabalho, as debatedoras alertam que é necessário cumprir horários, realizar pausas durante a jornada (fique por alguns minutos em pé, caminhe na sua casa), cuidar da hidratação (beba de 2 a 3 litros de água por dia) e da alimentação (consuma fibras, vitaminas, frutas, legumes e vegetais). Desta forma é possível cuidar do corpo e manter a rotina da casa.

Na organização do posto de trabalho, um dos aspectos a serem considerados é a zona de alcance, ou seja, os objetos que você utiliza devem estar próximos. “Tudo que eu preciso para meu dia a dia, os equipamentos essenciais, deve estar na zona normal, ou zona de ouro”, explica Patricia. Durante a execução das tarefas, os braços precisam ficar perto do tronco, o que permite um ângulo de 90 graus.

Outra dica importante é quanto ao uso do monitor, que deve estar na altura dos olhos para evitar dores de cabeça e desconforto visual no final do dia. O ideal é que esteja a uma distância entre 45 e 75 centímetros dos seus olhos. No caso de notebooks é importante o uso de teclados e mouse independentes.

Manter os pés apoiados de forma correta é outro fator que contribui para a postura adequada. E ainda, se possível, espelhar o celular na tela. “O olhar para baixo do uso do celular pode causar problemas na musculatura do pescoço e nas vértebras”, explica a fisioterapeuta. Ao final, as palestrantes deixam uma dica: por mais que estejamos vivendo em um mundo mais digital por causa do teletrabalho, observe os sinais do seu corpo e não deixe de cuidar dele.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Evandro Tosin - Assistente multimídia
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Ekaterina Bolovtsova/Pexels e reprodução Facebook


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *