No Setembro Amarelo, polo de Iporã promove evento sobre saúde mental

Autor: Kethlyn Saibert - Estagiária de Jornalismo

Neste ano, o mês de prevenção ao suicídio, setembro, está apresentando desafios especiais a todos os envolvidos, pois sabemos que a pandemia de Covid-19 e o distanciamento social agravam os quadros de instabilidade emocional. Pensando nisso, o polo de apoio de educação a distância da Uninter em Iporã (PR) promoveu, no dia 11.09.20, uma palestra interativa com transmissão pelo YouTube para falar sobre a valorização da vida e o controle socioemocional.

De acordo com a organizadora do evento, Rosângela Maria Ribeiro Ozelhieri, esse é o terceiro ano que o polo realiza ações em prol da campanha Setembro Amarelo. A iniciativa, chamada de “Falar é a Melhor Solução”, nasceu em 2018 em parceria com o curso de Licenciatura em Pedagogia da Uninter. Neste ano, devido à pandemia, o polo está realizando a campanha apenas virtualmente.

A live contou com a presença da professora e psicóloga Genoveva Ribas Claro, de Ivo Carraro, coordenador do centro de atendimento psicopedagógico da Uninter, e do professor Guilherme Augusto de Carvalho.

Genoveva falou sobre a importância do controle socioemocioal. “O controle socioemocional é entender e perceber as nossas emoções. Buscar as melhores formas de agir mediante situações de conflitos”. Segundo ela, o autoconhecimento é o caminho para compreender os sentimentos. É preciso criar estratégias para evitar o descontrole e o estresse.

A psicóloga ressalta que é preciso aceitar que imprevistos acontecem e que situações são fatores fora do nosso controle: “Se não podemos dar uma solução adequada a um problema, temos que aceitar. Como é o caso da pandemia. O que podemos fazer? Vamos aceitar e ter as devidas precauções”, afirma.

Ivo, por usa vez, explica que a habilidade de lidar com as emoções inicia desde a infância, pois o processo de aprendizagem está ligado ao emocional:  “As crianças normalmente começam suas interações sociais aos 2 anos de idade, que é quando iniciam a vida na escola. Neste período, a criança tem a experiência de ficar longe dos pais, o que causa novos desafios. Por isso, é necessário que os pais e educadores as ensinem a lidar com sentimentos, saber escutar e a desenvolver confiança. É o grande tripé: escola, aluno e família”, argumenta o professor.

Já o professor Guilherme falou sobre a valorização da vida. Ele explica que o grande desafio é combater o senso comum e ensinar as pessoas a terem empatia pelo próximo. “Temos que combater esse senso comum de que a depressão é bobagem. A informação sem base científica tem que ser combatida. Por isso, temos que entender que a depressão é um problema químico cerebral. É um problema de saúde, um desiquilíbrio nas emoções e nos hormônios, como a serotonina e o cortisol. Nós, como acadêmicos, temos que levar informação para as pessoas”, enfatiza.

Além desse evento, o polo de Iporã (PR) está produzindo toda semana conteúdos sobre saúde mental neste mês de Setembro Amarelo. Para acompanhar os eventos, clique aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Kethlyn Saibert - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *