Natal é transformação!

Autor: Fabiana Kadota Pereira*

“Um clima de sonho se espalha no ar…. Pessoas se olham com brilho no olhar… A gente já sente chegando o Natal…”

Ah o Natal! A chegada do mês de dezembro já muda o clima e espalha no ar aquele cheirinho de festa. As cidades se transformam com luzes, presépios e decorações natalinas. As árvores de Natal são decoradas com nomes de crianças carentes. O correio começa a receber as famosas cartas para o Papai Noel.

A comunidade, motivada pelo tal “espírito natalino” e impulsionada por propagandas, campanhas e festas beneficentes, é convidada a visitar abrigos, casas de idosos e hospitais, entre outros. As pessoas se mobilizam para fazer o “bem”, ser solidárias.

Não resta dúvida de que o Natal é uma data maravilhosa e inspiradora, mas a certeza maior é de que o amor ao próximo deve ser ininterrupto. Por que a maioria das pessoas esquece que existem outros onze meses no ano, de muita dor, luta e abandono? Ser solidário na emoção das festas natalinas pode significar um momento de empatia momentânea e levar a uma ação assistencialista, sem que haja um comprometimento verdadeiro com o outro.

O que é o Natal para você? O nascimento de Jesus, um homem que ensinou o bem, a caridade e o amor sem olhar a quem ou a chegada do Papai Noel, o bom velhinho que traz presentes e deixa embaixo das árvores lindamente decoradas?

Nada contra a presença do Papai Noel que encanta as crianças com sua risada contagiante, mas é preciso provocar a reflexão: como você se relaciona com essa data? Você faz parte da massa que mobiliza grupos de família, vizinhos e colegas de trabalho para arrecadar brinquedos, alimentos e roupas? Ou faz a sua parte comprando roupa, calçado e o brinquedo da criança que estava com o nome na árvore de Natal do shopping?

Segundo o professor e filósofo Mario Sérgio Cortella, “estar satisfeito consigo mesmo é se considerar terminado e constrangido ao possível da condição do momento”. Esta frase nos faz refletir se estamos nos deixando apenas contagiar pelo momento de grande euforia e pela condição da data especial, correndo o risco de retomarmos ao espírito mágico do Natal apenas no próximo mês de dezembro, quando seremos novamente expostos ao “constrangimento”.

Não permita que a emoção provocada pelo Natal passe. Aproveite para conhecer e se envolver verdadeiramente com as pessoas em situações de risco e vulnerabilidade. O Natal pode ser apenas o início da sua caminhada como voluntário de uma ONG, associação, igreja ou abrigo, entre outras instituições, pelos próximos onze meses do ano.

Afinal, já diz a canção: “Se a gente é capaz de espalhar alegria… Se a gente é capaz de toda essa magia… Eu tenho certeza que a gente podia fazer com que fosse Natal todo dia”.

* Fabiana Kadota Pereira é voluntária na ong Respeito não tem cor, especialista em recreação e lazer e professora da Área de Linguagens Cultural e Corporal nos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física da Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Fabiana Kadota Pereira*
Créditos do Fotógrafo: Pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *