ENTRETENIMENTO

Não é só zuuuiiiimmmm e tuc, tuc. Programa de rádio se joga na música eletrônica

Autor: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo

Quem não conhece música eletrônica? O ritmo fez sucesso nos anos 1980 e continua reunindo fãs mundo afora, sempre presente em baladas e festas de formatura. Criado a partir de equipamentos eletrônicos, o estilo não é “menos musical” por isso, e acabou influenciando profundamente o rock e a música pop.

Para falar sobre a música eletrônica, Patrick Diener, professor dos cursos de Comunicação da Uninter, idealizou o programa “BPM – Batidas por Minuto”, que vai ao ar toda semana na Rádio Uninter. Patrick apresenta diversos artistas do segmento e fala também sobre festivais e produções.

Logo na estreia o programa contou com a presença de Alex Bueno, formado em Publicidade e Propaganda na Uninter, que é DJ e produtor musical, reconhecido por sua atuação na cena underground de Curitiba. Depois de falar sobre a história de Alex, eles ouviram e debateram as músicas que o DJ trouxe, além de falar de seus processos de produção.

O segundo episódio contou com a presença do DJ Rafael Bartel, também conhecido como Shadow Movement. Patrick salienta que Rafael é um artista reconhecido na cena nacional e já participou de diversos festivais, inclusive do Tomorrowland Brasil.

A quarta transmissão do BPM teve foco nas vertentes house e seu sub gênero, o tech house. Patrick trouxe músicas de artistas como o duo Sofi Tukker, que tem um pouco do Brasil no seu trabalho, e os franceses Amine Edge & Dance. A dica desse episódio foi o site Music Ishkur, que apresenta uma cronologia da música eletrônica.

Voltando com entrevistas e convidados, Patrick contou com a participação da DJ e produtora Ella Rossetto, que também é graduada em Publicidade e Propaganda na Uninter. A trajetória de Ella teve início no indie rock em 2015 e foi se direcionando para o house, estilo que toca até hoje. O programa falou sobre a cena musical em Curitiba e sobre o trabalho da convidada.

Para comemorar os 30 anos da queda do muro de Berlim, em outro programa Patrick tratou da cena da música eletrônica da capital alemã, além de falar um pouco sobre a história da queda do muro e seus impactos na área musical. O programa foi embalado pela trilha sonora do filme alemão “Corra Lola, Corra!”.

Você pode acompanhar as transmissões de BPM todas as sextas, às 20h, pela Rádio Uninter. As nove edições já gravadas estão disponíveis para ouvir no site da emissora e também no Mixcloud.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *