IMPOSTO DE RENDA

Não caia na malha desta fera

O leão é o rei da floresta, e impõe respeito e medo na maioria dos animais. Apesar de não existir em nossas matas, o leão é um animal que também mete medo nos brasileiros, pois ele é o símbolo do imposto de renda (IR). O período para declaração é entre os meses de março e abril.

Desde 2013 é possível fazer a declaração via dispositivos móveis. Apesar da facilidade para se declarar o IR, os profissionais de contabilidade ainda são indispensáveis para que o declarante não cometa erros e acabe caindo na temida “malha fina” da Receita Federal – o conjunto das declarações que são analisadas em detalhe pelos fiscais.

Para aprimorar a formação de seus alunos, com experiência prática e desenvolvimento de habilidades próprias da área, o curso de Ciências Contábeis da Uninter promove uma ação social chamada “Imposto de Renda Para Todos”. Professores e estudantes do curso estarão na Boca Maldita, no centro de Curitiba (PR), no dia 27 de abril, das 8h30 às 15h30, atendendo à população com o esclarecimento de dúvidas e ajuda para o preenchimento da declaração do IR. Toda a ação será também transmitida ao vivo pela página do curso no Facebook.

“A expectativa é de poder contribuir com o esclarecimento de dúvidas sobre como se dá esse processo, isso tanto a nível institucional (estudantes e colaboradores) quanto para a sociedade como um todo”, comenta a coordenadora do curso, Neide Mayer.

Os alunos que vão participar da ação tiveram uma oficina específica sobre IR no dia 15 de março, e terão ainda uma aula ao vivo via Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), especialmente sobre a temática, no dia 11 de abril. Além de conhecer mais de perto as regras para declaração, os alunos têm a oportunidade de declarar o seu próprio IR, ou de pessoas da família e amigos, colocando em prática o que é aprendido em sala.

A professora Paolla Hauser, que irá participar do evento pelo sexto ano consecutivo, é uma das responsáveis pela organização. “Podemos dizer que os alunos saem da sala de aula entendendo os principais aspectos sobre a declaração do imposto de renda. Além disso, procuro explicar a eles sobre a importância e os conceitos acerca do imposto de renda, o tributo em si, quanto à sua abrangência, arrecadação, importância social”, comenta ressaltando que eles estão bem preparados para atender à população. Com essa ajuda especial, ninguém terá motivo para temer o leão.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Pixabay

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *