Mutirão finaliza correção de mais de 8 mil redações em Curitiba

O último sábado (17/09) foi marcado pela continuidade na correção dos 50 mil textos do 1º Concurso de Redação, promovido pela Assembleia Legislativa do Paraná.  Nesta etapa, um grupo de 50 alunos e professores da UNINTER se reuniu no campus Divina, em Curitiba (PR), para corrigir 8.650 redações, que ainda não haviam sido avaliadas.

Uma das voluntárias foi Franciele de Paula, aluna do curso de Letras. “Participar das correções antes mesmo da nossa formação completa representa crescimento profissional, pois sabemos que o trabalho da banca corretora do Enem é realizado por profissionais com vasta experiência. Além disso, passamos por uma capacitação específica e o ambiente é adequado para realizarmos esse trabalho”, comenta.

Ao fim desta etapa, as redações que obtiverem pontuação superior a 800, passam por mais uma avaliação e então recebem a nota final dada por professores que atuam nas correções realizadas pelo Ministério da Educação. Na sequência, as escolas participantes receberão o retorno com dados específicos de, por exemplo, quantas provas foram anuladas, quantas tiveram nota entre 500 e 700 pontos, além daquelas que tiveram notas superiores a 800 ou, até mesmo, atingiram o máximo de 1000 pontos.

“A parceria com a Assembleia é uma contribuição para os alunos das 132 escolas participantes, que hoje apresentam dificuldades relacionadas à gramática e a coesão, princípios elementares da língua. Nosso propósito é retornar para as escolas um diagnóstico e um projeto de formação para os professores a fim de atingir esses jovens”, esclarece Dinamara Machado, diretora da Escola Superior de Educação da UNINTER.

O concurso é uma oportunidade que os alunos das escolas públicas têm de vivenciar uma avaliação antes da prova oficial, além de permitir que alguns dos principais erros sejam corrigidos antes do Enem.  O resulto final do concurso sai no mês de outubro.  Os autores das melhores redações participarão de uma sessão plenária na Assembleia Legislativa e ainda terão os textos expostos no Espaço Cultural da Casa.

 

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *