Mexa-se, quarentena não é sinônimo de sedentarismo

Autor: Aline Candida - jornalista e orientadora educacional

Devido à pandemia do novo coronavírus, o polo da Uninter em Santa Maria, região administrativa do Distrito Federal, está fechado desde a segunda quinzena de março de 2020, assim como todo o comércio, as escolas e academias da cidade.

Alunos e colaboradores têm que ficar em casa, o que causa uma mudança radical em suas rotinas. Um dos prejuízos desta situação é o afastamento das atividades físicas, absolutamente necessárias para se ter uma vida saudável.

Pensando nisso, o professor de Educação Física Valter Melo passou a elaborar, gravar e enviar vídeos com sugestões de exercícios físicos para todos os colaboradores do polo e alunos do curso, por meio de um aplicativo de bate-papo. “Resolvi gravar alguns vídeos de exercícios com o intuito de fazer com que eles se movimentem em casa. Com essa mudança de rotina, ficamos muito tempo sem nos movimentar”, explica Valter.

O professor ressalta ainda que as atividades que ele tem elaborado foram pensadas para alguns objetivos específicos: “Aliviar os pensamentos, reduzir a ansiedade, o estresse, movimentar o corpo e aliviar as dores. E também estimular os sistemas cardiovascular e respiratório, que são fundamentais para nossa imunidade”.

Para a gestora do polo, Joici Pereira, essa iniciativa do professor é muito importante, pois como as academias foram fechadas, muitas pessoas tiveram que interromper a rotina de treinos e essa oportunidade vem em boa hora: “Eles são bem específicos para fortalecimento de músculo, para lombar, para alongar os músculos e isso ajudou a diminuir as dores que eu estava sentindo por falta de exercício”.

A auxiliar administrativa do polo, Adriana Vieira, conta que faz todos os dias os exercícios que o professor manda no grupo do aplicativo: “Tenho praticado muito o vídeo onde ele mostra a corrida estacionada dinâmica e o abdominal canivete, que tem me ajudado a ter mais resistência”. Os vídeos que o professor elabora também podem ser vistos no seu perfil do Instagram.

Não se sabe quando esse momento difícil que a humanidade vivencia vai terminar. Por isso ações como essa, do professor Valter, fazem muita diferença na vida das pessoas. Espalhe alegria, faça sua parte. Se você pode ficar em casa, fique. Isso é um gesto de generosidade para com toda humanidade. E lembre-se: “A vida não pode parar. Uninter sim, coronavírus, não”.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Aline Candida - jornalista e orientadora educacional
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *