Mestrando desenvolve protocolo de ensino que aprimora o aprendizado

Autor: Renan Vasconcelos - estagiário de jornalismo

A psicologia é uma área que estuda os processos mentais dos indivíduos, baseando-se em suas sensações e percepções do mundo. Na educação, a psicologia ajuda os estudantes a ter um melhor desempenho nas aulas. Sob orientação da professora Marilene Santana, Leonardo Honório dos Santos, estudante do Mestrado em Educação e Novas Tecnologias da Uninter, apresentou um protocolo de estudo baseado na psicologia cognitiva para auxiliar estudantes de cursos superiores. Sua dissertação foi defendida no dia 21.fev.2020, no campus Tiradentes.

A psicologia cognitiva estuda a capacidade de aprender, memorizar e perceber dos indivíduos, procurando explicar a interação deles com os conhecimentos adquiridos. Ao analisar esses fenômenos é possível ter maior eficiência no aprendizado. “Foi desenvolvido um produto baseado na psicologia cognitiva com objetivo de aplicar esse conceito no método de ensino universitário. Tivemos um grupo de dez alunos que aprenderam o protocolo de como deveriam estudar, preparar e compreender o conhecimento para lembrarem melhor”, comenta Leonardo.

O protocolo do estudo apresentado busca fazer com que o aluno possa aprender os conteúdos de sua própria maneira, seguindo o modelo proposto. “Depois de feita a aplicação desse protocolo de estudo, foi identificado qual a prospecção do aluno, ou seja, se gostaram, sentiram diferença e quais foram os resultados positivos. A ideia é ajudá-los a estudar e aprender com mais facilidade, não deixar apenas na mão do professor”, explica Leonardo.

Com base em sua experiência acadêmica, Leonardo pensou em um produto que pudesse ajudar pessoas que têm dificuldades para aprender por causa da falta de tempo. “A escolha do tema da pesquisa foi baseada na minha história de vida, que sempre foi muito envolvida na questão de ter que aprender muito conteúdo em pouco tempo. Senti necessidade de ir a fundo e pesquisar o que realmente funciona para você aprender mais rápido e deter esse conhecimento na memória”, comenta Leonardo.

Participaram da banca de defesa os professores da Uninter Luciano Frontino e Marilene Santana, e a convidada externa, professora Daniela Karine Ramos (UFSC).

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Renan Vasconcelos - estagiário de jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Vitor Diniz


2 thoughts on “Mestrando desenvolve protocolo de ensino que aprimora o aprendizado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *