Mestranda desenvolve simulador de apoio a instituições na avaliação do MEC

Autor: Renan Vasconcelos - Estagiário de Jornalismo

Estudar a educação envolve não apenas as práticas de sala de aula, mas também todas as  demais ações envolvidas nos processos de gestão e avaliação de sistemas de ensino. Foi nesta área que Tania Aparecida Soares defendeu sua dissertação do Mestrado em Educação e Novas Tecnologias da Uninter, no dia 31.01.2020, no campus Tiradentes, em Curitiba (PR). Sob orientação da professora Siderly Dahle, Tania apresentou uma pesquisa inédita sobre o planejamento e desenvolvimento de um simulador de avaliação externa.

A avaliação externa, realizada pelo MEC, é um evento de suma importância para as instituições de ensino superior, pois ela mede a qualidade dos cursos oferecidos no Brasil. O exame leva em conta o desempenho dos alunos no Enade, a formação do corpo docente, a infraestrutura e os recursos didáticos oferecidos. A nota serve tanto para guiar os estudantes na procura de um curso quanto para mostrar falhas que precisam ser corrigidas nas instituições.

O tema da dissertação de Tânia surgiu de sua experiência profissional. Atualmente ela trabalha na assessoria da pró-reitoria de assuntos acadêmicos, e em conjunto com os coordenadores, teve a ideia de desenvolver uma ferramenta que simulasse a avaliação do MEC para os ajudar a identificar problemas e assim melhorar a qualidade dos cursos.

“A importância desse trabalho é encontrar as fragilidades de cada setor da instituição onde o curso se desenvolve. O simulador foi feito pensando em como ajudar a encontrar ações inovadoras que podem fortalecer os cursos, fazendo-os chegar à nota 5”, comenta Tania. A pesquisa foi feita a partir da análise das políticas avaliativas do INEP, do SINAES e do CONAES.

A banca de defesa contou com os professores da Uninter Ivo José Both e Siderly Dahle, além do convidado externo, o professor Djanires Lageano (UNIGRAN). Várias colegas de trabalho também se fizeram presentes para apoiar Tania, que defendeu seu trabalho com sucesso.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Renan Vasconcelos - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Vitor Diniz - Estagiário de Jornalismo


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *