PÓS-GRADUAÇÃO

Mestrado investiga o “estado da arte” em ciência, tecnologia e sociedade

Sala cheia, muita alegria, emoção e orgulho. Parentes e familiares não disfarçaram a satisfação na banca de mestrado de Leandro Aparecido do Prado. A defesa da dissertação do aluno do Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias da Uninter, aconteceu no dia 4 de abril, no campus Divina da instituição, em Curitiba.

No trabalho “O ‘estado da arte’ em ciência, tecnologia e sociedade: um estudo em teses e dissertações de 2014 a 2017”, propôs um mapeamento das pesquisas brasileiras que abordam o tema Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) para refletir sobres os seus problemas de investigação. Foram 23 teses e 89 dissertações analisadas, somando um total de 112 trabalhos.

O objetivo da pesquisa de Leandro foi mapear o “estado da arte” das pesquisas em CTS. Para atingir o resultado esperado, foi realizado a verificação das metodologias de pesquisas utilizadas para verificar o tema CTS, mapear as linhas de investigação seguidas pelos pesquisadores e a identidade dos autores que são referência nas pesquisas nessa área.

Foram dois anos de pesquisa e o processo de estudo facilitou na defesa da tese.  Mas o frio na barriga é inevitável. “Um pouco de ansiedade e um pouco de alívio. É um sonho muito grande, um sonho da minha família. Sou o primeiro mestre da família. É uma comemoração”, diz Leandro.

Aos que almejam o mestrado, o estudante deixa um incentivo. “Eu acredito muito na educação. O processo de ensino-aprendizagem é transformador e de construção que só nos leva para frente”, conclui Leandro.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Camila Toledo – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Talita Santos - Estagiária de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *