Mestrado em Direito promove ciclo de seminários externos

Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD) da Uninter promoveu 12 seminários abertos e online para a comunidade acadêmica e três minicursos de extensão para os mestrandos do programa durante o ano de 2023. Os eventos vêm sendo realizados com a finalidade de integrar os cursos com a comunidade acadêmica e a sociedade civil organizada, convidando pesquisadores de outros programas e de entidades variadas.

Os eventos foram organizados professores Martinho Martins Botelho e Doacir Gonçalves de Quadros, titulares do mestrado em Direito da instituição. “Os seminários são momentos importantes para que a comunidade científica em geral se integre com o PPGD da Uninter e vice-versa. Além disso, com os seminários externos, os próprios mestrandos do PPGD podem perceber que o nível de pesquisas realizadas no mestrado em Direito é tão elevado quanto os realizados por pesquisadores de outras universidades”, ressalta Botelho.

Os seminários permitiram uma programação intensa de palestras e debates sobre diversos temas relacionados ao Direito, incluindo-se a transversalidade com Ciência Política, Economia, além de comunicações sobre o PPGD, os grupos de pesquisas e os assuntos investigados.

“Tivemos especial atenção em escolher palestrantes de elevadíssimo nível, doutores e doutorandos em suas respectivas áreas de conhecimento, com a finalidade específica de intercâmbio acadêmico e composição de redes de comunicação de pesquisas. A diversificação dos temas também foi uma diretriz. Tanto que as palestras dos seminários foram conduzidas por debates científicos sobre: Democracia participativa, Direito do Trabalho, Direito Digital, Direito Autoral, Direito Tributário, Direito Empresarial, Direito Ambiental, Ciência Política, Pesquisa Empírica em Direito, Jurimetria etc.”, explica Botelho.

“A proposta dos webinars é divulgar conhecimento e também proporcionar a troca de experiências entre diferentes áreas sobre o desenvolvimento da pesquisa acadêmica, em especial no campo jurídico, ampliando assim o leque de possibilidades teóricas, doutrinárias e metodológicas no tratamento das questões que compõem as linhas de pesquisas Teoria e História da Jurisdição; Jurisdição e Processo na Contemporaneidade, que pertencem ao PPGD da Uninter”, explica Quadros.

Ao todo foram mais de 600 participantes de várias regiões do Brasil, incluindo mestrandos em Direito do centro universitário.

A importância de seminários no PPGD

Os seminários externos dos PPGD stricto sensu em Direito têm a finalidade de seguir as vertentes do Centro Universitário Internacional Uninter: ensino, pesquisa e extensão universitária. Para o mestrado em Direito, especialmente, os seminários externos estão voltados para a expansão de eventos científicos com o objetivo de estimular e promover a melhoria da qualidade da produção científica, fortalecer a cooperação científico-acadêmica e parceiros de pesquisa, além de incentivar a integração entre docentes, pesquisadores e discentes de pós-graduação.

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *