Mestrado “duplo” aborda games e cursos online massivos aplicados à educação

Autor: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo

Não é novidade que os cursos a distância têm ganhado cada vez mais espaço no cenário educacional brasileiro. Além de cursos superiores, algumas instituições disponibilizam cursos online gratuitos em diversas áreas, conhecidos como MOOCs (Massive Open Online Courses  – cursos online gratuitos oferecidos em grande escala).

Apesar de não ser necessário pagar para ter acesso às aulas, é comum que uma taxa seja cobrada dos participantes que querem obter o certificado. Neste caso, os estudantes também precisam ser aprovados em um teste sobre o conteúdo do curso.

O MOOC se tornou objeto de estudo de duas alunas do Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias da Uninter Francieli Paes de Carvalho Castro e Oriana Gaio. Seus projetos de pesquisa buscam compreender como a internet tem facilitado o acesso ao conhecimento e o aprimoramento profissional por meio de novas formas de ensino. Ambas desenvolveram um curso online intitulado “Formação de gestores de polos para educação a distância”, que foi aberto aos interessados no assunto.

A partir da experiência da oferta deste curso, elas desenvolveram seus trabalhos de pesquisa. O projeto de Francieli teve como título “Construção de um Mooc para a formação de gestores de polos de educação a distância”. A mestranda aponta que pelo aumento no número de polos de apoio presencial de instituições que oferecem essa modalidade de ensino, existe uma demanda crescente na formação continuada dos gestores, que pode ser atendida por ofertas deste tipo de curso.

Já o projeto de Oriana foi intitulado como “Gamificação aplicada em um Mooc para o ensino da administração”, e fala sobre como elementos do universo dos jogos, aplicados ao método de ensino do curso, influenciam na retenção dos alunos. Um dos motivadores para a escolha do tema de Oriana foi perceber que há, nos processos da gamificação, conceitos que são provenientes da área de administração, curso no qual ela é bacharel.

As mestrandas defenderam suas dissertações no dia 6 de setembro, no campus Divina, em Curitiba (PR). Francieli e Oriana foram aprovadas sem restrições por suas bancas e agora planejam dar continuidade a suas pesquisas.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *