Vestibulares da Uninter superam 300 mil inscritos

Autor: Juliane Lima - Estagiária de Jornalismo

O processo seletivo é uma das formas de medir a confiança em uma instituição de ensino superior. Em tese, quanto maior a procura, maior o nível de credibilidade. A julgar pelas estatísticas, a reputação da Uninter anda em alta, assim como o número de vestibulandos.

Em 2015, os vestibulares  agendados da Uninter e as inscrições via nota do Enem bateram 318.877 candidatos, com 75.222 alunos matriculados. No ano seguinte, o número de vestibulandos baixou para 273.845, mas as matrículas subiram para 77.368. Em 2017, a quantidade de inscritos nos processos seletivos também teve redução, mas a matrícula superou os anos anteriores, com 98.788 alunos matriculados.

Já em 2018, o setor de Processos Seletivos e Acessos da Uninter contabilizou 326.107 inscrições. Na comparação, é mais do que o dobro de inscritos na prova USP, o vestibular mais concorrido do Brasil entre as instituições públicas de ensino superior, que teve 137.581 inscrições no mesmo ano. Veja a evolução dos dados da Uninter no gráfico.

A Uninter possui polos de apoio à educação a distância em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, além de 3 polos nos Estados Unidos. Maior centro universitário do país, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), também é a única instituição de educação a distância do Brasil recredenciada com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC).

Para manter esse nível de excelência, e para um bom andamento nos processos seletivos, a Uninter conta com este setor, que cuida exclusivamente da aplicação destes exames. Para elaboração das provas, o departamento precisa se atualizar a cada ano com as diretrizes estabelecidas pelo MEC, além de publicar os editais de cada vestibular.

“A importância desse setor pode ser caracterizada como qualquer atividade que é coordenada para dirigir e controlar o bom andamento das atividades, de forma a gerar melhorias em seus produtos e serviços ofertados, garantindo a satisfação dos candidatos e superando suas expectativas. Assim, manteremos o padrão em excelência da instituição”, diz a coordenadora do setor, Josiane Hakim.

Quem conclui a etapa de processos seletivos e ingressa como aluno da Uninter recebe acesso ao AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), onde estão todas as rotas de estudos de cada unidade temática de aprendizagem (UTA) que o estudante está cursando, além de todas as solicitações ou atualizações que o aluno necessita durante o período de curso.

Essas solicitações são acatadas pelo departamento e atendidas em tempo hábil, para que não ocorram situações que venham a tirar o foco dos estudos. Somente em 2018, o setor atendeu a 6.655 solicitações do portal AVA.

Para os alunos que realizam as provas e não concluem o processo de matrícula, a Central de Relacionamento da instituição faz um contato para entender o que houve e busca formas de auxiliá-los para a efetivação da matrícula.

Para realizar a inscrição nos vestibulares da Uninter, clique aqui. E a última dica da Coordenação de Processos Seletivos é: com muita tranquilidade e uma boa base de estudos, esse desafio pode se tornar mais fácil. Para isso, Josiane dá algumas dicas para quem irá realizar o vestibular na Uninter, na hora de escrever suas respostas:

  • Não comece a escrever sem antes pensar e definir sua opinião sobre o tema;
  • Tome cuidado para não fugir do tema proposto;
  • Não tente “modernizar” a escrita durante a prova;
  • Evite o uso de clichês;
  • Evite repetição de termos e palavras. Faça uso de sinônimos e da elipse;
  • Fundamente os argumentos;
  • Lembre-se: o texto é uma conversa com um interlocutor desconhecido, portanto, seja o mais claro possível.
Incorporar HTML não disponível.
Autor: Juliane Lima - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo UN


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *