Mestrado comprova necessidade de formação continuada para professores

Autor: Julia Siqueira - Estagiária de Jornalismo

Mais um mestrando conseguiu a aprovação com êxito no Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias da Uninter. A conquista da vez é da professora, e agora mestre, Sandra Phillipps, que apresentou sua dissertação no dia 16 de dezembro, sob orientação do professor Ivo José Both.

Phillipps atua na área educacional há 30 anos, sendo que 15 deles foram na posição de direção de um dos colégios da rede pública de ensino do Paraná. Foi neste ambiente que a professora começou a elaborar a problematização de seu mestrado, que visava a formação continuada de sua equipe, considerando os vários instrumentos tecnológicos de ensino disponíveis.

Apoiada nisso, Sandra realizou uma série de pesquisas e avaliações com professores atuantes na área e chegou à conclusão de que era necessária uma intervenção na forma como o ensino continuado estava sendo trabalhado.

“A partir do meu problema de pesquisa, uma investigação sobre como desenvolver uma avaliação através da tecnologia, decidi fazer um questionário online com 14 perguntas e 12 participantes ao final. A partir deste questionário, consegui ver através dos gráficos de resposta que os professores realmente estavam precisando de uma formação continuada. Que a formação continuada eles tinham, mas nem todas falavam sobre a tecnologia”, explica.

O próximo passo de Sandra foi o desenvolvimento de seu próprio ambiente virtual para aperfeiçoar a formação continuada docente, com ênfase nas novas tecnologias. Seu site, sandraphillipps.com.br, traz um minicurso com vídeos tutoriais a respeito da avaliação da aprendizagem e quatro ferramentas tecnológicas que podem ser utilizadas pelos professores.

Estas ferramentas são: Blended Learning, Edmodo, YouTube e Kahoot. Além disso, a professora adicionou ao site o e-book Projetos de Metodologias ativas: trabalhando diversas realidades educacionais, escrito pelos mestrandos em Educação e Novas Tecnologias.

Para Ivo Both, professor orientador de Sandra, trabalhar com a mestranda foi uma grande honra. “A Sandra foi uma excelente mestranda. Ela é caprichosa, estudiosa, nunca está satisfeita com àquilo que está fazendo porque ela quer fazer sempre o melhor”, elogia.

A banca de defesa da dissertação aconteceu no campus Divina Previdência, em Curitiba (PR), e contou com a presença da família e amigos. A aprovação foi muito comemorada e proporcionou um momento inesquecível para todos os presentes. Sandra recebeu como lembrança o anel que sua sogra, dona Araci, ganhou em sua própria formatura em pedagogia, há mais de 40 anos.

Durante a entrega, a professora, já aposentada, mencionou que o anel simbolizava toda a trajetória de Sandra na área educacional e o orgulho que ela, como sogra, sentia.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Julia Siqueira - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Julia Siqueira - Estagiária de Jornalismo


2 thoughts on “Mestrado comprova necessidade de formação continuada para professores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *