Mercado para cientistas políticos está em expansão

 

O mercado de trabalho para cientistas políticos é amplo, crescente e bem remunerado, atestam pesquisas sobre o setor. O tema foi tratado no evento “Mercado da política no Brasil: campo de atuação e prática profissional do cientista político”, realizado no último dia 9 pelo curso de bacharelado em Ciência Política e pelo Núcleo de Pesquisa e Prática em Ciência Política (NuPP-CiPol), do Centro Universitário Internacional Uninter.

Segundo a coordenadora do NuPP-CiPol, professora Audren Azolin, o objetivo do evento foi apresentar aos ingressantes no curso de Ciência Política o mercado no qual se insere esse profissional. A intenção, diz Audren, foi superar o imaginário do “fatalismo academicista”, isto é, a crença de que a formação em Ciência Política é exclusiva para a carreira acadêmica. Ela destaca que, a partir de pesquisas empíricas, demonstrou-se que o mercado da política é amplo e bem remunerado.

Realizado no campus Tiradentes da Uninter, o evento contou com a palestra de abertura “O cientista político e o mercado da política no Brasil”, proferida pelo cientista político Fernando Moraes, egresso da Uninter e pesquisador voluntário do NuPP-CiPol. A segunda palestra, “Monitoramento do grau de coalizão governamental”, foi apresentada pelo graduando do curso de Ciência Política da Uninter Diogo Tavares. Ex-bolsista do NuPP-CiPol, ele também atuou como secretário parlamentar na Câmara dos Deputados.

A última palestra, com o tema “Análise espacial do voto: gestão estratégica eleitoral da ação partidária”, foi proferida pelo graduando Rafael Perich. Ex-bolsista e pesquisador voluntário do NuPP-CiPol, ele também é analista e pesquisador da Fundação Ulysses Guimarães, vinculada ao PMDB.

Para Audren, é importante demonstrar aos calouros que os graduandos do curso já estão inseridos no mercado da política e aplicando os conhecimentos adquiridos em suas atividades profissionais extra-acadêmicas. “A exposição dos palestrantes ainda graduandos não deixou margem para dúvida sobre a importância da Ciência Política (teorias, metodologia, métodos e técnicas) para a prática profissional”, diz. Isso, segundo a professora, evidencia a qualidade do curso de Ciência Política da Uninter.

Estudantes reveem perspectivas sobre a profissão

“Oportunizar a troca de experiências entre alunos, egressos ou não, com os calouros e cursantes é possibilitar a concretude das expectativas profissionais dos que desejam cursar Ciência Política. É proporcionar o leque de caminhos e opções que os profissionais da nossa área podem almejar e desbravar profissionalmente”, avalia Gabriel Marcondes, aluno do quinto período. “Sem a menor sombra de dúvidas, um primeiro evento intimista, entre os pratas da casa, que proporcione um possível rumo para quem está chegando surte mais efeito do que qualquer palestra puramente teórica ou acadêmica”, diz.

Já a estudante Larissa Roberta Borges acreditava que o mercado para o cientista político se restringia à campanha política. “A palestra ampliou a visão do cientista político no mercado de trabalho, assim examinou as três grandes vertentes que trabalham simultaneamente com as instituições públicas em nosso país. E exemplificou a carreira com dois alunos que já constituem emprego na esfera política”, salientou. “Foi de extrema importância ver a aplicação do conhecimento que nos está sendo passado, e também foi muito interessante entender a dimensão que a o curso proporciona no mercado, com detalhes de salários”.

Camila Gassner, por sua vez, entrei no curso de Ciência Política supondo ser um curso em que o profissional fosse facilmente desvalorizado e substituído, por exemplo, por um cientista social, ou um gestor público. “Iniciei por amor aos conteúdos que vi na grade. Com o passar do tempo e as participações em semanas acadêmicas e palestras, percebi que não estava sozinha. Tinha outras pessoas fazendo aquilo por amor, e aos poucos infiltrando sua sabedoria na sociedade”, relata Camila.

Ela conta que às vezes se sentia um pouco desanimada, ainda mais vendo as notícias pela TV e internet. Pensava em desistir e que o seu trabalho seria inútil e terminaria morrendo de fome porque ninguém a contrataria. “Na palestra, tive total convicção de estar fazendo a coisa certa, no tempo certo e num dos melhores lugares que poderia me instruir a isso”, observa.

Agora, Camila está convicta de que a profissão de cientista político é cada vez mais valorizada. “O mercado é amplo e atinge áreas que nem imaginava. O teto salarial também me surpreendeu, e aqueles gráficos cheios de pontos coloridos foi uma coisa muito bonita de se ver”, diz. Para o estudante Pedro Felipe Silva, a palestra serviu de motivação. “O viés apresentado por cada participante enfatizou ainda mais a amplitude do segmento, demonstrando que é uma ótima área profissional”, avalia.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


1 thought on “Mercado para cientistas políticos está em expansão

  1. Eu, como estudante de ciência política do uninter fico muito feliz em saber que o mercado está em alta para os profissionais da área. Principalmente agora que acabei de entregar meu trabalho de conclusão de curso.

    Agradeço a todos os profissionais do Centro Universitário Internacional-UNINTER, principalmente os professores e professoras que fizeram parte da minha formação intelectual me proporcionando conhecimento acima de tudo.

    O dia de hoje para mim foi de grande emoção e felicidade, tive o privilégio de ouvir e receber da minha “família” os parabéns por eu ter conseguido chegar até o fim do curso. Agora rumo a pós graduação.

    Muito obrigado uninter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *