Fim das leis penais é tema de aula magna de Direito

 

Desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Amilton Bueno de Carvalho é um dos expoentes da corrente abolicionistas que defende o fim do direito penal. Para esse grupo de estudiosos, as leis penais não servem para atemorizar e recuperar as pessoas, e sim para fazer mal a elas. Entendem que alguém que pretenda cometer um crime não deixará de cometê-lo com medo da pena.

Autor de 10 livros, seis deles sobre direito penal, o ex-desembargador fará nesta quinta-feira (16) a aula magna do curso de Direito do Centro Universitário Internacional Uninter. Será às 10 horas no campus Garcez. O tema da aula estará diretamente ligado à causa abolicionista à qual ele pertence: Lei penal para que(m)? Essa corrente defende um direito alternativo, com os casos de prisão restritos a casos extremos.

Clique aqui para ler entrevista concedida pelo desembargador aposentado Amilton Bueno de Carvalho ao jornal O Povo, de Fortaleza, na qual fala sobre essa linha do direito alternativo.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


5 thoughts on “Fim das leis penais é tema de aula magna de Direito

  1. A julgar pelo tipo de indivíduo que fará a aula inaugural do curso de Direito, dá pra ter uma idéia dos tipos de cursos que essa instituição oferece.

    1. Caro Robledo obrigado pela sua participação. Cabe a uma instituição de ensino fomentar o debate sob diferentes pontos de vista de uma questão. O fato de a Uninter convidar o desembargador para a aula inaugural não significa necessariamente que concorda ou discorda das opiniões dele. Apenas considera importante trazer um ponto de vista diferente para o debate público. Saudações fraternas.

  2. Já que a abertura do curso de Direito será feita pelo excelentíssimo desembargador aposentado, que advoga a extinção do Direito Penal, não seria possível eliminar a matéria da grade do curso? Ou teremos que pagar e estudar uma matéria que é inútil e opressora, segundo o próprio exímio pensador marxista?

    1. Olá, Daliane. Obrigado pela leitura. O propósito da aula magna é trazer um ponto de vista diferente sobre a questão. É a partir do debate de uma tese e de uma antítese que se chega a uma síntese. O fato de a Uninter convidar o desembargador para a sua aula magna não significa necessariamente que concorde ou discorde com a opinião dele, ou que proponha a extinção dessa disciplina. A intenção é propor um debate saudável. Seria ótimo se você pudesse participar deste ou de outros fóruns de debate. Saudações.

  3. A julgar pela entrevista, percebe-se que que a aula será ótima, que pena que nem todos hoje em dia tem amente aberta o suficiente para debater questões como essa de grande importância para a nação brasileira, como a Uninter falou ninguém é obrigado a concordar ou discordar ,mas debates como esse ajuda no crescimento profissional principalmente no ensino superior onde é necessário ter mente aberta pois o conhecimento é amplo e o debate necessário. Parabéns Uninter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *