PROFISSÃO

MEC dá nota máxima ao maior curso de Gestão em Segurança Privada do país

Autor: Evandro Tosin - Estagiário de Jornalismo

Quando você entra em um banco, um prédio do poder público ou de uma grande empresa privada, com certeza vai se deparar com um profissional da segurança. Esta área de atuação vem tendo acentuado crescimento nos últimos anos, exigindo profissionais com formação específica.

O curso de educação a distância em Gestão de Segurança Privada da Uninter recebeu nota máxima do Ministério da Educação (MEC), após a visita da comissão técnica de avaliação, entre os dias 14 e 17 de agosto.

O curso da Uninter é o maior em  número de alunos no Brasil, somando mais de 3 mil em todo território nacional. A primeira turma foi iniciada em 2016, e no ano passado 839 alunos receberam o diploma de graduação.

Entre as atividades da segurança privada estão a vigilância patrimonial e a segurança das empresas ou residências, o transporte de valores, a segurança pessoal (conhecida como segurança Vip), escolta armada e escola de formação de vigilantes.

O coordenador da graduação, Felipe Laurini Tonetti, relata que os estudantes formados pela Uninter podem atuar como instrutores em cursos para vigilantes. Ele explica como acontece essa capacitação. “Esse vigilante frequenta uma escola autorizada, e os instrutores que estão nessas escolas precisam de um credenciamento prévio na polícia federal. O nosso curso de segurança privada habilita o egresso a ser instrutor em algumas disciplinas deste curso”.

De acordo com estudo mais recente do setor de segurança privada realizado pela Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores (FENAVIST), houve um crescimento de 5,7% no número de empresas do setor durante o período de 2014 a 2018. A maioria delas está localizada na região sudeste. Atualmente, o setor conta com cerca de 553 mil trabalhadores no país.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Evandro Tosin - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Juliane Lima - Estagiário de Jornalismo


29 thoughts on “MEC dá nota máxima ao maior curso de Gestão em Segurança Privada do país

    1. Lukas, o curso foi reconhecido com nota máxima na visita do MEC, em setembro.
      O MEC leva algum tempo para atualizar as informações em seu site – em seguida, atualizaremos no nosso.

  1. Boa tarde! me chamo cirlene gostei muito do curso, mais tenho uma duvida em relacao ao mercado de atuacao pra mulheres , tem espaço pra mulher messa area de trabalho?

  2. Boa tarde!
    Me formei em Gestão em Segurança Privada, gostei tanto que estou fazendo pós em Inteligência em Segurança Privada e Investigador Profissional muito feliz, tirando problemas para resolver o resto e muito bom.

  3. FAÇO PÓS GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO E INTELIGENCIA EM SEGURANÇA PRIVADA.

    DIFICIL DEMAIS. POR ISSO ESTUDO VARIAS VEZES AS MESMAS MATERIAS, PRA SÓ DEPOIS, FAZER AS PROVAS

    MELHOR ESCOLHA QUE FIZ. OBRIGADO UNINTER

  4. Parabéns aos formados, formandos, docentes e demais responsáveis por esta vitória. Vamos ver se o Estatuto da Segurança Privada será logo aprovado e entre em vigor para maior credibilidade no setor.
    * Pesquiso e escrevo sobre o tema. A disposição. Sucesso

    1. Eduardo, este é um curso tecnólogo de 2 anos de duração e, sim, equivale ao ensino superior (tanto que precisa de avaliação do MEC, que concedeu nota máxima).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *