Maio Amarelo reforça a valorização da vida no trânsito

Autor: Evandro Tosin - jornalista

São cerca 40 mil mortes todo ano no trânsito do Brasil, segundo informações do Ministério da Saúde. Além disto, as lesões graves ou permanentes em acidentes de trânsito deixam marcas profundas nas famílias e na sociedade. Durante o Maio Amarelo 2023, o curso de Trânsito e Mobilidade Urbana da Uninter realizou ações e atividades realizadas do Movimento Maio Amarelo 2023, com convidados e especialistas no assunto. A campanha tem o objetivo de conscientizar a população para a redução de acidentes de trânsito e sensibilizar a sociedade para a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito.

Neste ano, a temática do Maio Amarelo foi “No trânsito, escolha a vida”, estabelecida pela Resolução nº 980/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), e possui o apoio de várias entidades do governo, órgãos e instituições públicos e privados com o setor dos transportes. A campanha nacional que já está em sua 10ª edição, surgiu através do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV)

Na Uninter, o seminário foi realizado pelo quarto ano consecutivo em Curitiba, organizado pelo curso de Trânsito e Mobilidade Urbana, coordenado pelo professor Gerson Luiz Buczenko e o tutor Valdilson Lopes. O curso é ofertado na modalidade de educação a distância pela Escola de Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança da Uninter.

O Maio Amarelo 2023 contou com a participação do Vice-Reitor da Uninter, Jorge Bernardi, que reforçou a importância da conscientização sobre a segurança viária e a mobilidade urbana. Além disso, a diretora da Escola de Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança da Uninter, Débora Veneral, também marcou presença e destacou o compromisso da instituição em formar profissionais qualificados para lidar com os desafios do setor.

O evento com transmissão ao vivo no Canal do Youtube da Escola Jurídica nos dias 9 (clique aqui) e 10 de maio (assista aqui) de 2023, teve a presença convidados que compartilharam seus conhecimentos e experiências com o público. Profissionais e especialistas que apresentaram suas perspectivas e insights sobre as melhores práticas em segurança viária e mobilidade urbana. Os convidados participantes foram o diretor do Portal do Trânsito e especialista, Celso Mariano; o vice-presidente do ONSV, Mauro Gil Meger; a servidora pública e analista de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas Edira Soares; a professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Irene Rios e os Observadores Certificados do ONSV Francisco Garonce e Josimar Amaral.

A mediação das palestras foi conduzida pelos professores Gerson Buczenko e Valdilson Lopes. A iniciativa contabilizou 239 inscritos e 2.291 participações, totalizando 2.482 participações. Lopes também é observador certificado do ONSV e relata que o Maio Amarelo consolida-se cada vez mais como um evento de relevância nacional e internacional.

“O evento proporcionou aos participantes e aos discentes uma visão abrangente e aprofundada sobre as questões-chave do setor. As contribuições de acordo com a Resolução 980/22 do CONTRAN, foram essenciais para fomentar o debate, promover a troca de ideias e disseminar boas práticas entre os presentes. A união de esforços de todos os envolvidos demonstrou o comprometimento em buscar soluções efetivas para os desafios do trânsito e da mobilidade urbana, visando sempre a preservação de vidas e a melhoria da qualidade de vida nas cidades”, explica o docente.

O especialista em trânsito, Celso Mariano, alerta sobre os desafios na educação do trânsito. “O trânsito é feito por pessoas que estão o tempo inteiro tomando decisões conforme a sua necessidade e habilidade. Escolher a vida, significa conhecer as regras, de forma segura”, destaca Mariano.

Ação de conscientização da segurança viária em Itapira

No município de Itapira, localizado a 159 quilômetros da capital paulista, o polo de apoio de educação a distância da Uninter da cidade, realizou duas palestras sobre o movimento Maio Amarelo, a primeira no dia 29 de maio na Escola Técnica João Maria Stevanatto – e a segunda no dia 1º de junho de 2023, na Escola Estadual Elvira Santos de Oliveira. Os eventos contaram com participação de 180 estudantes da rede pública de ensino.

O aluno do curso de pós-graduação em Gestão, Mobilidade e Segurança no Trânsito da Uninter vinculado ao polo da Uninter de Itapira (SP) Alessandro Frões, certificado pelo ONSV, ministrou os encontros visando conscientizar os adolescentes sobre a importância da redução de acidentes no trânsito. Frões é egresso da Uninter dos cursos de Administração Pública e Gerência de Cidades, Gestão Ambiental e Gestão Pública. Atualmente, é o segundo secretário do Conselho Municipal de Educação para a Segurança no Trânsito (CONSETRAN) de Itapira, em São Paulo.

“Nós somos o trânsito diariamente. Seja pedestre, motorista ou ciclista. É trazer informação e segurança para reduzir o número de sinistros no Brasil. Conscientização nas Escolas, ONGs e Igrejas. São 10 anos do movimento Maio Amarelo. Salvar vidas. Ter responsabilidade no trânsito, cuidar de você e do próximo. Nós temos fazer escolhas seguras, e para que isso ocorra, tem que haver mudança de pensamento”, explica Frões.

“A grande mudança para a segurança no trânsito, além de toda a campanha e sinalização é trabalhar desde a pré-escola, ensino fundamental e ensino médio. É compartilhar informações e mudar comportamentos para que a minha vida e de terceiros seja preservada, com empatia e respeito”, afirma o egresso.

O impacto é positivo na educação para o trânsito e na comunidade local, e ainda contribuem para a segurança viária. Sob a liderança de Nancy Sampaio, gestora do polo de Itabira (SP), a ação foi um sucesso, apresentando atividades com viés educativo e sobre os desafios enfrentados pelo trânsito no cotidiano. “Resolvemos levar para a comunidade estudantil, para que eles ampliem a consciência e multipliquem o que ouviram durante a palestra”, diz Nancy.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Evandro Tosin - jornalista
Edição: Larissa Drabeski


1 thought on “Maio Amarelo reforça a valorização da vida no trânsito

  1. Maio Amarelo reforça a valorização da vida no trânsito
    Autor: Evandro Tosin – jornalista
    12 de junho de 2023

    Muito obrigado pela oportunidade de compartilhar segurança no trânsito.

    NO TRÂNSITO ESCOLHA A VIDA.

    #instrutorfroes
    Parabéns pela matéria.
    Deus abençoe a todos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *