Levando o jogo limpo para a vida real

Autor: Flávio Ducatti - Estagiário de Jornalismo

A ideia do fair play é construída a partir de um determinado grupo social que tem como prerrogativa estabelecer o seu modo de viver, de como acha moralmente correto. Traduzido para o português, a expressão significa “jogo justo” ou “jogo limpo”, uma filosofia adotada no meio esportivo que visa à conduta ética dentro das quadras e dos gramados.

Mas como aplicá-la em nossas vidas? Hoje, o fair play pode ser empregado em todos os setores da sociedade com o significado de apresentar uma conduta adequada com os padrões éticos sociais, pautados pela honestidade e pelo respeito mútuo. “O fair play da vida real é agir com a verdade. Significa mais que um respeito às regras, pois cobre a noção de amizade, de respeito ao próximo e representa o modo de pensar”, destaca o professor e especialista em Artes Visuais Etienne Henklein.

“Cobramos sempre dos políticos, dos governantes, mas e nós, será que fazemos nossa parte? Quais são os atos que a gente faz? O fair play pode ser praticado além da esfera esportiva e pode ser aplicado no nosso campo profissional, afetivo, escolar, enfim na nossa vida real e social”, pondera o professor.

Informar o garçom que o valor cobrado foi menor do que o devido, devolver a carteira que um desconhecido deixou sobre a mesa, não estacionar em vaga preferencial e aplaudir a vitória do próximo. Esses são alguns exemplos e pequenos gestos de fair play que podemos aplicar em nosso dia a dia.

“Às vezes parece que ser honesto é errado. As pessoas falam você é muito honesto como se tivesse muito ou pouco honesto, e aí você começa a ficar constrangido em adotar algumas posturas, porque você parece que passa por trouxa, uma pessoa que não sabe levar vantagem”, explica o professor e coordenador dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, Marcos Ruiz da Silva.

A temática Fair play na vida real foi tema do programa Chave Interdisciplinar em 12 de maio de 2022 e segue disponível no canal do YouTube da Rádio Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Flávio Ducatti - Estagiário de Jornalismo
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Reprodução YouTube


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *