“Achava que o curso dos meus sonhos só era possível morando em cidade grande”

Autor: Waliston Alves - estagiário de jornalismo

Depois de quatro anos de uma relação à distância, Robson Queirós subiu a serra para finalmente conhecer de perto a instituição pela qual conquistou o diploma de licenciatura em História.

Aluno do polo de Guaratuba, no litoral paranaense, ele esteve em Curitiba no mês passado para conhecer a unidade 13 de maio, uma das sedes da Uninter. A visita  foi organizada a partir do contato com a professora Desire Luciane Dominschek Lima, que é orientadora do grupo de pesquisa científica História, Educação, Sociedade e Política (GHESP) da Uninter, do qual Queirós participa. O visitante foi conduzido pela docente pelas dependências do polo e conheceu também a diretora da Escola Superior de Educação (ESE), Dinamara Machado, com quem compartilhou um pouco de sua rotina de estudos.

Natural de Curitiba e residindo em Guaratuba desde 2012, Queirós recorda que sempre alimentou o desejo de cursar História e, posteriormente, dedicar-se às pesquisas ou trabalhar em museus. “Eu perdi muitos anos, acreditando que, por morar em Guaratuba, não seria possível estudar o curso dos meus sonhos, achava que só era possível morando em cidades grandes”, revela. 

Em 2014, conheceu a atual esposa, Franciele Massanik, que o incentivou a retomar os estudos. “Sempre me deu apoio e incentivo para correr atrás de meus sonhos. Ao final do ano de 2018, minha esposa engravidou. Foi o empurrão definitivo para eu confirmar a matrícula na Uninter e iniciar o curso de licenciatura em História”, explica. O egresso queria ser um exemplo para o filho, e a realização do curso foi uma das iniciativas para alcançar esse objetivo pessoal.

Até então, Queirós não conhecia a Uninter. Foi ao compartilhar seus anseios com um colega de trabalho, que soube da existência da instituição. Então, procurou conhecer um pouco mais sobre os cursos e a credibilidade junto ao Ministério da Educação. Em sua busca por referenciais, descobriu que vários moradores do litoral já haviam realizado, com sucesso, seus estudos em formato EaD na Uninter.

Queirós defendeu seu trabalho de conclusão de curso (TCC) com nota 100 no dia 20 de maio de 2022. Para ele, a Uninter amplia o acesso à educação de qualidade sem limites territoriais. “Afirmo a minha satisfação e já aguardo ansiosamente para iniciar o curso de bacharelado em História”, conclui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Waliston Alves - estagiário de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *