Leões do Vôlei entram no jogo da Rádio Uninter

Autor: Diego Alesson Alves - Estagiário de Jornalismo

Foi no ano de 2008 que o medalhista olímpico Emanuel Rego sentiu com mais força o desejo de devolver para a sociedade o bem que o voleibol havia feito para sua vida. A partir desse desejo surgiu a ideia inicial de um projeto que pudesse ensinar o esporte para as crianças. O atleta, que começou a praticar o vôlei a partir do apoio de seu professor de educação física, queria fazer o mesmo, e assim incentivar uma nova geração de campeões de vôlei.

Emanuel então conversou com outros profissionais da educação física, formou uma equipe e juntos eles elaboraram o projeto chamado de “Leões do Vôlei”. A iniciativa foi apresentada à Secretaria de Educação de Curitiba, que abraçou a ideia e deu início a uma parceira envolvendo estudantes da rede municipal de ensino. Treze anos depois de seu início, já são mais de 10 mil crianças e adolescentes que passaram pelo projeto, que mesmo durante a pandemia não parou.

A metodologia do projeto foi criada a partir de valores que o esporte tinha a agregar para os alunos, que são chamados de “os três ds”: desejo, determinação e domínio. Quando idealizou o projeto, Emanuel queria realmente contribuir com a formação dos jovens, impactando positivamente sobre seu desenvolvimento como pessoas e cidadãos, indo além de simplesmente ensinar a prática do voleibol. Apesar de ser apadrinhado por um campeão olímpico, seu principal objetivo não é formar atletas de alto rendimento, mas sim trabalhar a questão social.

O educador físico Marcelo Ribaski, um dos idealizadores do Leões do Vôlei, lembra que o projeto pode vir a ser realizado em outras cidades, e que tem recebido propostas de municípios interessados. Porém, para que isso aconteça é necessário que a secretaria de educação do município dê o aporte financeiro. Os idealizadores oferecem toda a estrutura teórica e prática de orientação sobre a metodologia, enquanto o município fica responsável pelo custeio.

Ouro no vôlei de praia na Olímpiada de Atenas, em 2004, Emanuel destaca que a disciplina e o planejamento a longo prazo são princípios fundamentais para quem quer traçar uma carreira vitoriosa, seja no vôlei ou em outros esportes. Por isso o esporte pode oferecer um aprendizado que vai muito além da prática dentro das quadras.

O campeão olímpico Emanuel Rego e o professor Marcelo Ribaski foram os convidados especiais do programa Entre no Jogo, transmitido pela Rádio Uninter no dia 5 de outubro de 2021. O bate-papo foi conduzidos pelos professores Emerson Micaliski e Willian Maia, da pós-graduação da área desportiva da Uninter, com participação dos estudantes de jornalismo Evandro Tosin e Matheus Pferl.

Clique aqui para acompanhar na íntegra o conteúdo.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Diego Alesson Alves - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal Emanuel Rego


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *