Saiba tudo sobre as novas regras das eleições 2022

Autor: Kethlyn Saibert - Estagiária de Jornalismo

Com o objetivo de discutir os principais temas da atualidade, o projeto Vem Saber, criado pela pró-reitoria de pós-graduação, pesquisa e extensão da Uninter, abordará a PEC da reforma eleitoral, esmiuçando as principais mudanças que valerão para as eleições de 2022.

O webinar “As novas regras das eleições 2022” será transmitida na próxima terça-feira (19/10), às 19h, no Univirtus e na página oficial da área de pós-graduação no Facebook.

O evento contará com a presença de convidados externos, Valquiria Carvalho e Paulo Ferraz, especialistas em direito eleitoral e direito partidário. A mediação será feita por Ricieri Garbelini, coordenador de pós-graduação na área de gestão pública da Uninter.

Promulgada no dia 28 de setembro de 2021, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Reforma Eleitoral traz alterações significativas nas regras eleitorais. Entre as principais mudanças estão a contagem em dobro de votos dados a mulheres e negros para a Câmara dos Deputados entre 2022 e 2030, a fim de possibilitar mais espaços de poder para minorias; perda do mandato dos deputados (federais, estaduais ou distritais) e vereadores que se desfiliarem do partido pelo qual foram eleitos, a chamada fidelidade partidária; e mudanças nas datas de posse do presidente da República e de governadores.

A participação de alunos no webinar dá direito à certificação de 3 horas. É necessário se inscrever aqui. No dia do evento, será possível interagir com os convidados, fazendo perguntas e tirando dúvidas sobre o tema.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Kethlyn Saibert - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *