Unindo prática e teoria, alunos participam de júri simulado

Como parte da avaliação das disciplinas de Direito Constitucional e Direitos Humanos, das turmas de Ciência Política e Relações Internacionais da UNINTER, os alunos realizaram um júri simulado. O projeto aconteceu no dia 22 de junho no auditório do campus Tiradentes, em Curitiba (PR).

Andrea Benetti, professora dos cursos, organizou todo o projeto sorteando papéis aos alunos, que atuaram como juízes, advogados, promotores, júri, acusados, assessores, redatores, seguranças e testemunhas. Caracterizados, os alunos dedicaram o tempo de aula para investigar e interpretar o caso para desempenhar os papéis com perfeição.

A ideia do projeto foi organizar um julgamento simulado com base em um caso real. O episódio escolhido para a simulação do julgamento foi o do presidente da Costa do Marfim, iniciado em 2013, acusado de organizar uma represália armada que acarretou a morte de no mínimo três mil civis e o estupro de mais de 150 mulheres.

“Os cursos de graduação, em especial os bacharelados, costumam ser bastante teóricos. O que acaba acontecendo é que os alunos terminam o curso superior e saem para o mercado de trabalho com um diploma na mão, muito conhecimento teórico, e desconectados da prática nas suas áreas. Por isso a importância de atividades como essa em sala de aula, que possam simular situações reais que os alunos podem vir a encontrar na sua futura rotina profissional”, ressaltou Andrea sobre a importância do simulado para os alunos e para o curso.

 

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *