Jovens jornalistas lançam programa de TV e portal de notícias

Autor: Poliana Almeida – Estagiária de Jornalismo

Um programa de TV nascido nos corredores da Uninter passou a agitar a grade da TV Profissão em março deste ano. Tudo começou quando o jornalista recém-formado Sérgio Junior levou a ideia do programa ao professor Mauri König, editor-chefe da Central de Notícias Uninter CNU). “A ideia do programa veio de uma conversa com o professor Mauri, que hoje é nosso orientador”, recorda Sérgio.

Seguindo as dicas do mestre, Sérgio começou a moldar o formato do Comunica+, nome escolhido para o novo canal de mídia. Depois de definir a linha editorial e como as matérias poderiam ser produzidas, Sérgio encaminhou uma prévia do programa ao conselho da TV Profissão, veiculada no canal 15 da NET, com abrangência em Curitiba e região metropolitana. A aprovação veio logo e Sérgio começou então a buscar estudantes e profissionais dispostos a entrar nessa jornada.

Convencer outras pessoas a participar do projeto não foi tarefa fácil, mas seis colegas do jovem jornalista apostaram na ideia. Nesse começo, a equipe enxuta tinha de dar conta de tudo: produção de pauta, entrevistas, montar o roteiro, gravar as matérias ou entradas no estúdio, entre outras funções. Até que chegou o dia da grande estreia, em 27 de março de 2021. As gravações são realizadas nos estúdios da TV Profissão, localizada no bairro Mercês, em Curitiba.

Com o passar dos meses, o Comunica+ ganhou mais um braço de atuação: o Portal CMais. Inaugurado no dia 3 de maio de 2021, o site noticia assuntos de cultura, economia, política, educação, saúde, segurança pública, esportes, entre outros. Com esse novo espaço de atuação, o que antes era apenas um programa televisivo, hoje é chamado de Grupo de Comunicação Comunica Mais.

O programa televisivo vai ao ar aos domingos e é reprisado três vezes ao longo da semana. “Na verdade, a nossa semana começa na sexta-feira, quando distribuímos as pautas. Na quinta-feira da semana seguinte, a gente faz a reunião de fechamento do programa. Ou seja, todo mundo tem, basicamente, uma semana para produzir o que vai ao ar no domingo”, explica Bárbara Possiede, editora-chefe do programa e egressa do curso de Jornalismo da Uninter. “Também na quinta, a gente faz um feedback do programa anterior, faz o fechamento do espelho e de tudo que vai ser gravado no sábado”, completa.

Depois de 15 edições e de alguns meses de alimentação do portal de notícias, o programa subiu de patamar. Atualmente, o Comunica+ tem uma parceria com a Rádio CBN e hospeda reportagens em áudio e podcasts da emissora. Além disso, a casa ficou mais cheia. Agora são 43 pessoas de diversos estados trabalhando no projeto. Participam estudantes ou jornalistas recém-formados de diferentes instituições de ensino superior.

“Estou muito feliz porque o projeto está dando certo. Começar sozinho não é fácil, mas hoje estamos com esse número de pessoas espalhadas por todo o Brasil. A equipe é muito boa. Fico muito feliz também por eles acreditarem no projeto, porque é um projeto voluntário. Serve também como estágio para alguns estudantes. Então, fico feliz de ver o pessoal produzindo, porque muitas pessoas não tiveram essa oportunidade na faculdade e o programa serve como uma incubadora de talentos”, pontua o diretor geral do Grupo Comunica Mais, Sérgio Junior.

Ficha técnica

Programa Comunica+

Direção-geral: Sérgio Junior
Apresentação: Sérgio Junior
Editora-executiva: Marília Szesz
Editora-chefe: Bárbara Possiede
Editor: Willian Leonardo
Editor de vídeo: Marcos Ferreira
Produtor-geral: Igor Ceccatto
Diretor de Arte: Israel Thomaz
Administração: Nicoly Fernanda
Redes Sociais: Thalita Welke e Karin Jaqueline
Direção de imagens: Cleber Hatschbach
Diretor de TV: Jorge Junior

Equipe de produção: Jorge Junior, Thalita Welke, Igor Ceccatto, Bárbara Possiede, Israel Thomaz, Bruno Silva, Mateus Suzin, Walter França, Jesley Matheus, Willian Leonardo, Larissa Ogata, Lara Marcela, Bruna Gama, Eduardo Demeterco, Lucas Oliver, Mueller Diego, Diana Silva, Leticia Mascarenhas

Portal C Mais

Editor-chefe: Eduardo Demeterco
Editor-geral: Kauã Ramos
Editores:
Esportes: Eduardo Demeterco
Variedades: Diana do Vale
Pop e Arte: Igor Ceccatto
Política: Cecília Alves
Policial: Priscila Buares
Saúde: Aurilene Cândida

Repórteres:
Larissa Ogata, Jesley Matheus, Lucas Oliver, Mariana Albuquerque, Antônio Zappa, Walter França, Thalita Welke, Karin Jaqueline, Lara Siqueira, Leticia Mascarenhas, Kaszenlem Souza, Andrezza Correia, Matheus Valentim, Francisco Diogo, Bruno Alves, Ana Carolina, Alec Bineck, Bruna Gama, Maurício dos Santos, Maurício Carvalho, Isabela Lima, Ivig Freitas, Gabriel Cruz, Valéria Alves, Vinicius Rodrigues, Murilo Segalla, Maytê Ribeiro, Johnny Nakahashi, Mateus Suzin

Marketing: Gabrielle Lemes e Bianca Figueiredo

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Poliana Almeida – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *