RECONHECIMENTO

Jornalismo da Uninter classifica 12 trabalhos para o Prêmio Sangue Novo

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) promove todos os anos o Prêmio Sangue Novo, a mais importante premiação do estado voltada a estudantes de jornalismo. Neste concurso são distinguidos os melhores trabalhos desenvolvidos por alunos de jornalismo das faculdades e universidades paranaenses. A cerimonia de premiação ocorrerá no dia 3 de maio na sede do APP Sindicato, em Curitiba.

O prêmio tem como objetivo estimular a melhoria do ensino nas escolas de jornalismo. Neste ano, a Uninter bateu o seu recorde de classificação. São 12 trabalhos finalistas, sendo quatro de projetos de extensão, uma monografia, quatro produtos produzidos para disciplinas, dois projetos de pesquisa e um projeto de assessoria de imprensa.

Nesta edição, o prêmio conta com 23 categorias e uma comissão julgadora formada por profissionais experientes de cada especialidade. “O Sangue Novo é uma maneira de unir os estudantes de todas as universidades em um só espaço. Isso ajuda os futuros jornalistas a criarem uma rede de contatos e exibirem projetos que muitas vezes se tornam uma porta de entrada para o mercado de trabalho”, afirma a diretora de Cultura do SindijorPR, Silvia Valim.

A aluna do curso de Jornalismo da Uninter Camila Toledo é uma das quatro selecionadas com produto individual. A universitária desenvolveu a série de reportagens para rádio “Diagnóstico: relatos sobre o câncer”. Para a estudante, o fato de a Uninter sempre incentivar a inscrever os projetos em premiações como essa é essencial. “Produzir os conteúdos em sala de aula com profissionalismo e ser classificada em prêmios como este é um grande incentivo para o desenvolvimento dos próximos trabalhos”, diz ela.

A Uninter foi a terceira instituição do Paraná com mais trabalhos finalistas. O coordenador do curso de Jornalismo da instituição, Guilherme Carvalho, acredita que isso é o resultado do comprometimento dos professores e estudantes na produção de bons trabalhos em projetos de extensão e laboratoriais. “É um importante reconhecimento do valor da nossa equipe e indica que estamos no caminho certo, pensando na proposta pedagógica”, afirma.

A comissão julgadora é formada por 69 jurados especialistas que auxiliam o SindijorPR de forma voluntária. Alguns critérios são comuns a todas as categorias, como a relevância da pauta, o tratamento ético das informações e o desenvolvimento da relação entre teoria e prática no jornalismo. Em produtos, é avaliado a qualidade técnica na produção e na edição. Já nos projetos laboratoriais, é avaliado também o grau de inovação da proposta a utilização adequada do tempo e a adequação do produto à linha editorial.

Para conferir os trabalhos classificados, clique aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Arthur Neves – Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *