Jornada acadêmica dos polos Uninter vai debater impactos da Covid-19

Autor: Nayara Rosolen - Estagiária de Jornalismo

Mesmo com os impactos sofridos com a pandemia de Covid-19, desde março de 2020, a educação soube se reinventar e os polos de apoio presencial (PAP) da Uninter se mantêm realizando experiências inovadoras e boas práticas com os estudantes. O avanço das tecnologias de comunicação se tornou primordial neste momento e se fortaleceu, colaborando para a troca de conhecimentos e aprendizados entre os profissionais e também com acadêmicos.

A 3ª Jornada acadêmica virtual para polos Uninter, que neste ano acontece de 25 a 28 de outubro, propõe debates sobre os impactos na sociedade pela disseminação do coronavírus e o isolamento social. O evento é uma realização da Escola de Polos do centro universitário em parceria com o grupo de pesquisa Perspectivas inovadoras, hibridas e ativas no contexto educacional pós-pandêmico 2020, do programa de mestrado e doutorado em Educação e Novas Tecnologias da Uninter.

“A jornada acadêmica virtual já se tornou um dos principais eventos que realizamos com os polos da Uninter. Ocorre anualmente e os profissionais dos polos são os protagonistas. É um espaço de aproximação e reflexão de temas cotidianos de extrema relevância, que promovem a troca de conhecimento por meio dos relatos dos polos e das palestras que são ofertadas durante o evento”, diz a coordenadora de operações acadêmicas da Escola de Polos, Francieli Castro.

Com a temática Educação pós-março 2020: o que considerar em tempos pandêmicos, a jornada conta com palestras e envio de resumos científicos feitos pelos PAPs, com as ações realizadas pelas equipes. As inscrições se deram por meio do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) da instituição, onde também acontecem as transmissões durante os dias do evento, destinado a gestores, orientadores educacionais, auxiliares administrativos e todos que compõem equipes de trabalho dos PAPs.

“O objetivo é dar destaque para uma reflexão crítica, por meio da vivência e da troca de experiências realizadas nos polos de apoio presencial, nestes tempos de crise, evidenciando cooperação e respeito aos alunos, profissionais da educação e comunidade na relação com o conteúdo dos cursos e premiar os polos que mais se destacarem nas atividades propostas”, salienta Francieli.

Pensando no acesso aos princípios de comunicação, criatividade, criticidade e colaboratividade dos profissionais, quatro categorias foram escolhidas para os resumos enviados acerca da temática. São elas:

  1. Instituições de ensino na relação com a “cidade que educa”: novos conceitos, novos olhares: experiências vivenciadas entre alunos, gestores, professores, com e para a comunidade. Atividades sobre/na cidade educadora e o papel do educador, descrevendo espaços e as pessoas envolvidas.
  2. Avaliação e aprendizagem pela educação em tempos pandêmicos: experiências vivenciadas acerca de práticas avaliativas realizadas nos polos, de forma presencial e/ou online, especialmente as pós-março de 2020.
  3. O que é e qual a importância do currículo para profissionais EAD pós-março de 2020: experiências vivenciadas pelos profissionais dos polos de apoio presencial sobre suas superações pessoais e profissionais, acerca de práticas realizadas sobre uma ou mais temáticas específicas nas mais diversas áreas curriculares, com destaque para as corridas pós-março de 2020.
  4. Tecnologias na educação como base de otimização da relação tutor-conteúdo-aluno: experiências vivenciadas acerca de como as tecnologias digitais de informação e comunicação estão sendo utilizadas no cotidiano, enquanto base de otimização das práticas pedagógicas.

“O compartilhamento das perspectivas e experiências dos profissionais dos polos enriquecem estes momentos, funcionam como uma porta de entrada para o desenvolvimento das habilidades de pesquisa, e uma forma de reconhecer as ações importantíssimas que são realizadas nestes locais”, explica Francieli.

Todos os inscritos recebem um brinde da Escola de Polos. Entretanto, em cada categoria serão dois premiados indicados pela comissão julgadora, composta pelo grupo de pesquisa do programa de mestrado e doutorado. Um dos objetivos do evento é a construção de um e-book a partir dos resumos selecionados, “que após sua publicação, poderá compor o currículo lattes dos autores”, complementa a profissional.

Além disso, todos os participantes que estiverem ao vivo podem concorrer a brindes sorteados pela Escola de Polos durante as transmissões. Confira a programação completa:

  • Segunda-feira, 25 de outubro

15h às 16h – Abertura do evento com a reitoria da Uninter e comissão organizadora, composta pela Escola de Polos.

Temática sobre Afetividade na EAD em tempos de pandemia.

Entrevista de Raquel Pinto Correia com o professor Ivo Both.

Mediação realizada pelas professoras Luana Wunsch e Francieli Castro.

16h às 16h30 – Interação com as participações do chat e sorteios.

 

  • Terça-feira, 26 de outubro.

15h às 15h30 – Palestra sobre Inovando a pedagogia das relações pós-março 2020: O que devemos considerar?, realizada por Bruno César Lôbo de Medeiros.

15h30 às 16h – Palestra sobre Avaliação e aprendizagem pela educação em tempos pandêmicos, realizada por Alice Zeferino Santana.

Mediação realizada pelas professoras Luana Wunsch e Francieli Castro.

16h às 16h30 – Interação com as participações do chat e sorteios.

 

  • Quarta-feira, 27 de outubro.

15h às 15h30 – Palestra sobre O que é e qual a importância do currículo para os profissionais EAD pós-março de 2020?, realizada por Sara Reinhardt.

15h30 às 16h – Palestra sobre Tecnologias na educação como base de otimização da relação tutor-conteúdo-aluno, realizada por Edeson Neves.

Mediação realizada pelas professoras Luana Wunsh e Francieli Castro.

16h às 16h30 – Interação com as participações do chat e sorteios.

 

  • Quinta-feira, 28 de outubro.

15h às 15h30 – Palestra sobre Instituições de ensino na relação com a “cidade que educa”: novos conceitos, novos olhares, realizada por Adriane da Silva Schmidt.

15h30 às 16h – Palestra sobre Colaboração, criatividade, comunicação e criticidade: os 4C para docência pós-março de 2020, realizada por Luana Wunsch.

Mediação realizada pela professora Francieli Castro.

16h às 16h30 – Interação com as participações do chat e sorteios.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Alexandra_Koch/Pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *