PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Jogo da cerveja aproxima alunos de Logística do mundo real

Todas as mercadorias que consumimos percorreram um trajeto até chegar à nossa casa. Sejam produtos nacionais ou estrangeiros, o processo de logística por trás da indústria exige profissionais preparados para o trabalho. Caso contrário, o produto que desejamos pode atrasar para ser estregue, ou simplesmente não estar disponível para compra no momento que desejarmos.

Para melhor entender o funcionamento e a movimentação da chamada “cadeia de suprimentos”, os alunos do curso de Logística da Uninter realizaram uma atividade prática na noite da última quarta-feira (21) na sala de estudos da biblioteca do campus Tiradentes, em Curitiba. A atividade é bastante conhecida por especialistas em logística e frequentemente realizada em grandes universidades no mundo todo.

Beer Game, ou Jogo da Cerveja, consiste em dividir os participantes em grupos em que cada um tem sua função, no varejo, revenda, distribuição e fábrica. “Essa atividade serve para os alunos entenderem como funciona de forma prática a cadeia de suprimentos, que é um movimento macro”, comenta o professor Roberto Cândido Pansonato, que realizou a atividade com os alunos.

O grande objetivo de mostrar aos alunos as deficiências que acontecem nesse processo aconteceu no momento que a cerveja faltou no estoque. “O grande estímulo é esse, tentar fazer o equilíbrio que é o grande desafio nas empresas. Tem hora que o estoque está lá em cima, tem hora que o estoque está lá embaixo, e deixa-se de entregar o produto”, pontua Roberto.

Essa foi a segunda etapa da prática que tem três fases. “Na primeira fase geramos gráficos. A cadeia de suprimentos girou e cada um teve seu resultado. Eles receberam multas para produtos que ficaram em estoque e multa em dobro para os que deixaram de entregar. A tendência agora é tentar fazer algo melhor. E gerar um resultado melhor para as empresas”, explica o professor.

A próxima fase será realizada no computador, com um jogo desenvolvido pelos profissionais de informática da Uninter. Segundo Roberto, que está há cinco anos na docência e tem mais de 30 no mundo corporativo, essa atividade é extremamente importante por focar na profissão do aluno. “Curso tecnológico tem essa característica”, conclui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Letícia Costa – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Letícia Costa - Estagiária de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *