Instituto IBGPEX incorpora nova turma do Programa Jovem Aprendiz

Autor: Nayara Rosolen - Estagiária de Jornalismo

A turma do programa Jovem Aprendiz 2022, do Instituto IBGPEX, iniciou suas atividades no dia 1º de fevereiro. O projeto, que é voltado para jovens entre 14 e 23 anos, enfatiza a importância da capacitação profissional, oportunizando a experiência do primeiro emprego e contribuindo na formação cidadã. Além disso, promove autonomia para tomar decisões e intervir positivamente de forma crítica, criativa e proativa.

O programa ainda “combate a evasão escolar e até mesmo a criminalidade, oferecendo oportunidades para jovens em condição de vulnerabilidade social, estimulando-os na construção de seus direitos”, salienta a pedagoga Elaine Gonçalves, que atua no IBGPEX.

Nos próximos 10 meses, até meados de dezembro, 33 aprendizes realizarão 1.280 horas atividades, sendo 400 dessas de forma teórica, ofertadas pelo Instituto, e 880 horas na prática, executadas em 14 setores da Uninter.

Durante os primeiros 20 dias, os jovens passam pelo módulo teórico introdutório. Nessa etapa, são abordados temas diversos, como marketing pessoal, relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, noções de liderança, comunicação oral e escrita, inclusão digital, redação técnica, informação e orientação sobre o mercado e o mundo do trabalho.

“Enquanto entidade qualificadora, nos cabe o papel de intermediar a relação entre a teoria e a prática entre os jovens e as empresas, despertando e ampliando as competências, conhecimentos e habilidades necessárias para aperfeiçoamento contínuo. Valorizando as aprendizagens significativas, promovendo a construção do conhecimento, a capacidade de constante aprendizagem, a criatividade e o desenvolvimento humano integral do aprendiz”, salienta a pedagoga.

Elaine explica que o intuito desse período é preparar os jovens para que possam ingressar nas atividades práticas nas seguintes áreas: Administração de pessoal; Central de atendimento; Central de Estágios; CMA – Acolhimento; Cobrança, Coordenadoria de assuntos comunitários e extensão; Suporte financeiro; Gestão de pessoas; Logística; Marketing; Medicina do trabalho; PROUNI; Secretaria acadêmica e Suporte técnico.

Neste momento, as atividades teóricas acontecem de forma presencial, em permanente vigilância com os cuidados devido à Covid-19. Para isso, a Uninter oferta uma rede de apoio e acompanhamento, com equipe médica qualificada, sempre seguindo toda a orientação da equipe de medicina do trabalho e gestão de pessoas.

A partir do dia 3 de março, os jovens iniciam as atividades práticas quatro vezes por semana e terão um dia destinado a os módulos de atividades teóricas. “Ao longo do ano, encontros com temas transversais serão realizados, promovendo discussões sobre assuntos atuais, envolvendo colaboradores de diversas áreas da instituição e convidados externos. Os palestrantes compartilham suas experiências, de modo didático e colaborativo ampliando os conhecimentos dos jovens a nível pessoal e profissional”, pontua Elaine.

Os temas abordados nos encontros serão variados: diversidade cultural brasileira relacionada ao mundo do trabalho; saúde e segurança no trabalho; educação para consumo; preservação do equilíbrio do meio ambiente; saúde sexual, direitos sexuais e reprodutivos; relações de gênero; uso indevido de álcool, tabaco e outras; segurança pública; direitos humanos; e formas alternativas de geração de trabalho e renda com enfoque na juventude.

O que o IBGPEX busca, de acordo com Elaine, é garantir a integração de jovens nas políticas públicas, prestando atendimento na área de profissionalização. “Buscando o resgate da autoestima e especialmente na construção de alternativas de vida que lhes permitam construir um processo coletivo, enquanto sujeitos de direitos, garantindo-lhes dignidade, respeito, sociabilidade, participação comunitária e o pleno exercício da cidadania. Com o objetivo principal de capacitar adolescentes e jovens para o mercado de trabalho”, conclui.

Rafaela Muziol participou do projeto no último ano e diz que o programa foi essencial para iniciar no mercado de trabalho. “Muito mais que um curso, nos ensinou sobre a vida e nos deu a oportunidade de aprendermos mais sobre nós mesmos. A turma foi composta por adolescentes e jovens de idades, realidades e perspectivas diferentes, o que foi muito interessante, pois essa convivência nos acrescentou de muitas maneiras”, comenta.

Para Giovanna Porfírio Souza, que também participou do projeto em 2021, o que a Uninter faz junto ao IBGPEX é algo “sensacional”, extremamente importante na vida de jovens como ela e os colegas. Com a formação do programa, a jovem teve a oportunidade de dar continuidade ao trabalho. Foi efetivada no setor de coordenação pedagógica, na unidade Carlos Gomes do centro universitário, como auxiliar administrativa.

“Fico feliz que outros terão a mesma chance, pois em um país sem muitas oportunidades, programas como esse fazem toda a diferença, mudam a vida das pessoas. Tenho muito orgulho de ter feito parte e de continuar dentro da empresa”, finaliza.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri Konig
Revisão Textual: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Arquivo CNU


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *