Icaro precisa do seu impulso para ir mais alto

Camila Toledo – Estagiária de Jornalismo

Quem nunca pensou em escrever um livro? Esse sonho já fez parte da infância de muita gente. Com o aluno de Jornalismo Icaro Couto não foi diferente. Em 2016, o estudante escreveu seu primeiro livro, Caminhos. Com 25 anos, o rapaz conta que desde que se lembra sempre gostou de ler e a vontade de escrever um livro era presente em sua vida.

Com a dedicação de sua mãe em ler histórias para ele antes de dormir, o gosto pelos livros só foi aumentando. Lendo diversos assuntos, o futuro jornalista se encantava na biblioteca da escola. Quando adolescente, os livros de aventuras e heroísmos não eram mais suficientes para saciar Icaro. Foi então que ele encontrou o que realmente gostava, a filosofia.

Sócrates, Platão, Aristóteles, Agostinho, Tales, Kant, Descartes, Nietzsche, entre outros filósofos, despertaram no universitário questionamentos sobre a vida e sobre o homem. Buscando respostas, o jovem encontrou mais perguntas. “Essas pessoas passaram a vida toda buscando respostas, algumas até mesmo morreram defendendo aquilo em que acreditavam, caso de Sócrates. Não nego que aquilo me deixou fascinado, então passei a devorar todas as obras filosóficas que chegavam na minha mão”, diz Icaro.

Perguntas sobre a crença religiosa também fizeram parte da vida do jovem escritor. Sem negar a existência de um ser superior, Icaro começou a praticar budismo, mas não deixou de perceber algumas pessoas que não se importavam com a verdadeira mensagem dos ensinamentos. Utilizando todos os aprendizados e experiências que teve até agora, o estudante da Uninter escreveu seu livro. Nas mais de 200 folhas escritas à mão, Icaro passou adiante todo o conhecimento e suas ideias adquiridas com anos de leituras e vivências.

“Hoje posso dizer com orgulho que me considero um universalista, creio que não existem verdades absolutas e sim pequenos fragmentos de verdade que são parte de algo maior. Infelizmente, como humanos limitados, não somos capazes de enxergar a floresta, apenas uma árvore”. Depois de um longo tempo engavetado, o futuro jornalista decidiu publicar seu livro online através do aplicativo Issuu. O livro Caminhosfoi publicado em julho de 2017, impulsionado pela matéria de produções de produtos digitais do curso de Jornalismo na Unintere já foi lido por mais de 130 pessoas.

Agora o próximo passo para Icaro é a publicação física do livro, mas para isso ele está à procura de patrocinadores que possam ajudar na realização de mais uma conquista. Para ajudar o estudante, você pode entrar em contanto com ele através do e-mail [email protected].

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *