IBGPEX sela parceria com IGRPCOM e PTI em capacitação para organizações sociais

Autor: Nayara Rosolen - jornalista

Capacitar organizações da sociedade civil (OSC) alinhando gestão e comunicação para a captação de recursos é o intuito do Projeto Mobiliza, realizado pelo Instituto IBGPEX, braço de responsabilidade socioambiental da Uninter, em parceria com o Instituto GRPCOM e a Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (PTI).

O programa, que na primeira edição acontece a nível estadual, contou com a inscrição de quase 70 OSC, tendo 21 selecionadas por meio de edital. A capacitação acontece em dois momentos, de forma presencial e online. Nos dias 01 e 02 de agosto, os representantes das organizações sociais se encontraram em Curitiba (PR), na sede do IGRPCOM.

No primeiro dia, participaram de aulas e dinâmicas a fim de ajudar a estruturar os próprios projetos e realizaram uma visita técnica pelos estúdios da RPC. Já no dia seguinte, assistiram a palestras voltadas para a comunicação. Foram abordados temas como posicionamento de imagem, presença digital, relacionamento com mídia e a utilização de plataformas.

“Os dias de capacitação presencial para as OSC foram recheados de aprendizados e muitas histórias emocionantes. Tivemos pessoas que viajaram por horas para aprimorar seus conhecimentos sobre comunicação, a fim de melhorar esse quesito na sua instituição. Participar do Mobiliza, principalmente dentro de um dos maiores grupos de comunicação do Paraná, foi uma experiência indescritível! Com certeza, todos saíram de lá com conhecimentos novos”, garante a analista de marketing do IBGPEX, Poliana Almeida.

A analista de projetos sociais do IBGPEX, Liliane Garcia, também participou do encontro presencial e afirma que o propósito do Mobiliza “é genuíno”. A abertura do projeto possibilitou que organizações paranaenses de dez cidades diferentes se conhecessem e estreitassem laços.

“Foram muitos momentos de troca de experiências e histórias. Para as equipes IBGPEX e IGRPCOM foi extremamente satisfatório testemunhar o início da realização de um projeto com impacto tão grande em transformar vidas”, salienta Liliane.

Agora, o projeto segue com encontros virtuais voltados para gestão por todo o mês de agosto. Saiba mais sobre o projeto na cobertura do programa Impacto e Propósito, que contou com a presença da gerente de projetos sociais do IBGPEX, Rosemary Suzuki, e da superintendente do IGRPCOM, Ana Gabriela Borges. A edição está disponível neste link.

Primeira turma de mentores para organizações sociais do Brasil

O início do Projeto Mobiliza se deu ainda em julho e foi marcado pela formação da primeira turma de mentores para Organizações da Sociedade Civil (OSC) do Brasil, que aconteceu no dia 22 e 23. Após o período de capacitação, as OSC poderão contar com mentores durante um período de dois meses, aprimorando os conhecimentos.

“A ideia foi atuar em duas frentes: Primeiro incentivando o voluntariado corporativo de uma mão de obra extremamente qualificada, como são os executivos das empresas envolvidas no projeto. Por outro lado, fazendo a ponte entre o conhecimento desses gestores, agora mentores, e a realidade das organizações sociais que precisam se profissionalizar para atuar de forma mais estratégica. Fizemos o convite que foi prontamente aceito pelos profissionais. E, como sempre no voluntariado, todos saíram ganhando”, garante a gerente de projetos sociais do IBGPEX, Rosemary Suzuki.

O curso foi ministrado por Eduardo Bortoleto, da Fundação PTI, que compartilhou seu vasto conhecimento. Cerca de 60 pessoas participaram da capacitação, que aconteceu de forma presencial no campus Garcez da Uninter e também contou com uma transmissão virtual simultânea.

“Conseguimos mexer muito com as pessoas que estavam lá, não apenas pelo curso em si, mas também porque os integrantes trouxeram muitas experiências, teve muita troca. Alguns me falaram que estavam sendo transformados. Estamos falando de terceiro setor, de fazer o bem, ajudar a sociedade e fazer o mundo melhor. Todo mundo que tem experiência pode ajudar de alguma forma, acho que essa mensagem ficou bem clara. Estou muito contente e muito satisfeito com tudo o que a gente fez. Fizemos um excelente trabalho em conjunto”, afirma Bortoleto.

O vice-presidente da Associação Brasileira dos Mentores de Negócios (ABMEN), Marcelo Vieira, afirma que “foi incrível fazer essa formação”. “Foram dois dias de trocas muito enriquecedoras e de muito aprendizado”, complementa.

Com o grande objetivo de fomentar a captação de recursos das OSC, o projeto visa qualificar mentores e instituições para que unam forças em prol de um terceiro setor ainda mais profissionalizado, mirando o bem-estar social.

“Mais do que lição para exercermos nosso papel de mentor, aprimoramos nossa capacidade de liderança. Trocas muito enriquecedoras, networks importantíssimos e muito aprendizado. Não percebemos o tempo passar, gostei muito do curso. A experiência do Bortoleto foi fundamental para o sucesso do nosso aprendizado. Obrigado, Uninter, Institutos GRPCOM e IBGPEX”, comenta o diretor das rádios 98 e Mundo Livre FM, João Santos.

Coordenador de marketing das rádios do GRPCOM, Thiago Garcia salienta que as expectativas foram superadas, com conteúdo super relevante e aplicável mesmo em outras situações como liderança de equipes. O profissional também ressalta a qualidade e a didática engajada com que Bortoleto transmitiu os conhecimentos.

“Para fechar com chave de ouro, os alunos foram selecionados a dedo, o que permitiu um network de qualidade, que melhorou ainda mais a percepção geral do curso. O IBGPEX e o Instituto GRPCOM estão de parabéns. Desenvolveram uma solução inédita no país para a formação de mentores para o terceiro setor”, afirma Garcia.

A gerente de Pessoas e Cultura do Grupo GRPCOM, Pamela Marin, acredita que a capacitação encorpou o conhecimento sobre gestão em qualquer área, por meio das ferramentas apresentadas, as formas de abordagem e as trocas realizadas.

“Do ponto de vista como aluna, não aproveitei só me preparando para mentoriar uma OSC, mas também pensando em outros campos e desafios que posso ter ao longo da minha carreira. Como gestora de recursos humanos, vi o quanto as pessoas se sentiram estimuladas no desenvolvimento com os conteúdos que foram trazidos”, diz a gerente.

Pamela ainda garante que “qualquer pessoa que participar do curso de mentoria, vai ganhar não só em poder ajudar as OSC, mas também ganha como profissional e no olhar pessoal, porque vai estar desenvolvendo algumas skills (habilidades), ganhando conhecimentos que podem dar uma leitura mais fortalecida de todo, da própria sociedade, dos desafios sociais que a gente tem dentro do nosso país e quantas pessoas têm envolvidas nesses desafios e que precisam de ajuda”.

Para o próximo ano, o Instituto IBGPEX pretende alavancar voos ainda mais altos. A ideia é ter abrangência nacional, atingindo desta forma, ainda mais instituições.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - jornalista
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *