Estão abertas as inscrições para o Prêmio de Responsabilidade Social Universitária Uninter 2022

Autor: Nayara Rosolen - Jornalista

Estão abertas as inscrições para o Prêmio de Responsabilidade Social Universitária Uninter (RSU) 2022. Promovida pelo Instituto IBGPEX, braço de responsabilidade socioambiental da Uninter, a premiação busca reconhecer e divulgar ações realizadas pelas escolas superiores e polos de apoio presencial (PAP) do centro universitário, que devem se inscrever no site.

O intuito é fomentar a conscientização acerca da responsabilidade social universitária por meio da realização de ações que promovam a defesa, propagação de valores e princípios humanos baseados na democratização do conhecimento, na liberdade do gênero humano, na fraternidade, na moral, na ética, na garantia dos direitos humanos, na democracia e em outros valores universais.

“O Prêmio RSU tem crescido muito nos últimos anos, especialmente devido ao apoio do reitor Benhur Gaio e do pró-reitor de graduação Rodrigo Berté. Em 2022, os desafios sociais são ainda maiores e a sensibilidade das escolas superiores e polos a essas questões, certamente serão traduzidas em ações de grande impacto social”, afirma a gerente de projetos sociais do IBGPEX, Rosemary Suzuki.

Os projetos inscritos e desenvolvidos devem estar dentro dos quatro eixos propostos e alinhados com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Uninter. São eles:

  • Eixo 1: Memória cultural, produção artística, patrimônio cultural, história afro-brasileira, africana e indígena;
  • Eixo 2: Meio ambiente e educação ambiental, desenvolvimento econômico e social;
  • Eixo 3: Ações afirmativas de inclusão e diversidade humana para defesa e promoção dos direitos humanos e igualdade étnico-racial
  • Eixo 4: Ações de estímulo relacionados à difusão das produções acadêmicas: científica, didático pedagógico, tecnológica, artística e cultural.

O último eixo é exclusivo para as escolas superiores, que também podem se inscrever nos três primeiros, assim como os PAPs. Serão consideradas as ações realizadas durante o ano de 2022. Estas, por sua vez, poderão ser inscritas até o dia 26 de março de 2023.

Para aumentar a chance de pontuação, devem ser cadastradas o máximo de ações executadas. Cada uma delas, precisa ser inscrita individualmente e contemplar um único eixo. O cadastro das ações acontece em dois momentos: primeiro com a inscrição e depois com o envio de evidências dos projetos.

As escolas superiores e os PAPs são premiados com a placa de reconhecimento, selo digital e certificado de participação de acordo com o número de ações inscritas.

“O Prêmio RSU 2022 é uma iniciativa que reconhece e valoriza as ações sociais gerando uma corrente do bem por todo o país. Para nós, é uma grande alegria testemunhar o impacto de cada uma das ações, além da disseminação de conhecimentos e da propagação da cultura de solidariedade. Desse modo, aos poucos toda a comunidade Uninter se torna agente de mudança”, conclui a analista de projetos sociais do IBGPEX, Liliane Garcia.

Na última edição, foram destaque da categoria de escolas superiores a Escola Superior de Educação (ESE), a Escola Superior Politécnica (ESP) e a Escola Superior de Saúde Única (ESSU), que ficaram na primeira, segunda e terceira colocação, respectivamente. Veja a cobertura de entrega dos prêmios, neste link.

Já nos grupos dos polos, o pódio foi paranaense, com os PAPs da Uninter em Lapa (PR), Barracão (PR) e Rio Negro (PR) ocupando os três primeiros lugares. A entrega para o primeiro e terceiro lugar foi realizada presencialmente, em Rio Negro. Confira aqui.

Para saber mais desse novo ciclo e inscrever ações, acesse o site e leia o regulamento, por meio deste link. Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail [email protected] .

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Jornalista
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *