Homem tem cheiro de quê?

Autor: Mauricio Geronasso - Estagiário de Jornalismo

Homens e mulheres possuem odor corporal diferentes, devido à interação hormonal com o suor. No caso específico dos homens, o odor se acentua devido ao fato de possuírem mais pelos, o que intensifica a produção de suor.

O corpo humano possui dois tipos de glândulas responsáveis pela produção do suor: as écrinas, que produzem o suor para o resfriamento corporal; e as apócrinas,  responsáveis pelos odores corporais. Ambas estão presentes em maior quantidade no homem.

Vários fatores podem alterar o odor do suor, desde a alimentação até problemas de saúde. Mas o que torna o cheiro corporal de cada pessoa único é determinado pela genética.

“O suor não tem cheiro, sendo que o odor é causado por uma contaminação da secreção das glândulas, ou seja, o contato da microbiota da pele com os micróbios, presentes no corpo humano que causam o mau cheiro”, explica a professora Tatiane Alves Ferreira, graduada em estética, cosmética e farmácia com pós-graduação em estética facial e corporal.

Atualmente o mercado de cosméticos tem olhado para o público masculino com maior interesse. Os cosméticos masculinos precisam ter composição diferente dos femininos. Como exemplos, os perfumes possuem essências mais fortes, os produtos para barba e cabelos tendem a diminuir a produção sebácea das células e propiciam um maior cuidado com a pele, ajudando a retardar o envelhecimento. Aos poucos, os homens começam a se interessar por tratamentos que antes eram exclusivamente femininos.

“A depilação masculina tem deixado de ser um tabu, hoje muitos homens procuram centros de estética em busca desse tipo de serviço, pois a depilação, além de tonar a higiene do corpo melhor, também previne a transpiração”, esclarece a professora Rita Alberini, tutora do curso de Estética e Cosmética da Uninter.

Para uma higienização correta, alguns itens são indispensáveis no dia a dia do homem. Produtos como shampoo específico para cada tipo de cabelo, cremes para pele e barba, além do desodorante, não podem ficar de fora.

O programa Sua Saúde, transmitido no dia 14.set.2021, pela Rádio Uninter, contou com a participação das professoras Rita Alberini e Tatiane Alves Ferreira para debater o tema. A mediação ficou por conta de Barbara Carvalho.

Você pode assistir ao programa completo por meio das páginas do Facebook e do canal do YouTube da Rádio Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Mauricio Geronasso - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Hong Son/Pexels


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *