VOZES DA PEDAGOGIA

Hey, teachers, let your voice go on!

A poetisa goiana Cora Coralina ensinou que nada do que vivemos tem sentido se não tocarmos o coração das pessoas. Foi com esse intuito que os professores de Pedagogia da Uninter conseguiram traduzir para as páginas de um livro um pouco de sua vivência como educadores. Assim, juntos estão produzindo a coleção Vozes da Pedagogia, que já conta com o segundo volume.

Abordando temas essenciais da educação contemporânea, a coletânea intitulada Vozes da Pedagogia 2: Metodologias Ativas e Inovação conta com capítulos que apresentam discussões sobre as modalidades de educação presencial, semipresencial e a distância, tratando sobre as metodologias ativas e as formas como são utilizadas nesses diferentes contextos.

“Nós, professores do curso, nos dividimos em duplas para a produção dos capítulos. Cada grupo tinha um subtema e escreveu um artigo relacionado ao seu trabalho e pesquisa”, diz Cláudia Rosa, responsável pela organização e lançamento do livro, juntamente com a professora Sônia Radvanskei. “É uma coletânea, são 20 autores e 10 capítulos escritos pelos professores e tutores do curso”, explica.

O livro aborda uma gama variada de assuntos, entre eles o trabalho com portfólios, a atuação do professor no curso presencial, a organização da EJA (Educação de Jovens e Adultos) na EAD, o uso das tecnologias no processo de aprendizagem, as possibilidades dos tutores/professores compreenderem esses alunos, entre outros temas.

“O livro pretende que seus leitores façam uma reflexão sobre o ensino híbrido no curso de Pedagogia nas três modalidades: presencial,  semipresencial e a distância”, explica Cláudia.

Os modelos de ensino híbrido são discutidos neste livro, e é nesse aspecto que ele se diferencia do enfoque apresentado no primeiro volume da coleção, Vozes da Pedagogia: da formação docente às tecnologias.

Processo de produção e sequência

A produção do primeiro livro facilitou na organização do segundo. “A partir do momento em que definimos qual seria a temática do segundo livro, quais os principais autores deveriam perpassar pelos artigos, o grupo colocou as diretrizes num mapa conceitual e a produção se deu a partir das pesquisas realizadas pelos professores e tutores do curso de Pedagogia, considerando o crescimento e avanço da educação a distância na atualidade. Todo o processo para a produção do livro levou cerca de um ano”, afirma Cláudia.

A partir do momento em que Vozes da Pedagogia 2 foi lançado, o volume 3 já vem sendo organizado, com previsão para lançamento em dezembro de 2019. No próximo livro, além dos profissionais que participaram da produção do volume 2, há outros professores que foram convidados para escrever. Todos fazem parte do curso de Pedagogia da Escola Superior de Educação da Uninter.

Lançamento

Os autores estiveram no lançamento do livro no último dia 31 de janeiro na Livraria da Vila, em Curitiba. “A divulgação ocorreu por meio das mídias sociais e cada autor pôde levar seus convidados e familiares. O e-book já está disponível em várias livrarias e o livro físico pode ser adquirido com a Editora Appris, ou diretamente com os autores”, informa Cláudia.

 

* O título desta matéria é uma licença poética para dizer que as vozes presentes neste livro provam ser possível outra educação que não aquela criticada por Pink Floyd na música Another brick in the wall.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Valéria Alves – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal/Cláudia Rosa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *