Grandes nomes do esporte passam pelo blog que vai além da regra

Autor: Juce Lopes - Estagiária de Jornalismo

Aluna do curso de Jornalismo da Uninter, Mariana Becker Santos mantém há um ano o blog Além da Regra, que já conta com entrevistas de grandes nomes do esporte brasileiro. O técnico da seleção brasileira feminina de voleibol, José Roberto Guimarães, o tenista Fernando Meligeni e o ex-técnico da seleção brasileira de futebol feminino, Oswaldo Alvarez, conhecido como Vadão, são alguns exemplos de personalidades que foram entrevistadas pela futura jornalista.

A vontade de aprender como se faz o jornalismo na prática foi o que motivou Mariana a criar o seu blog. “À medida que tu vai fazendo, tu vai aprendendo, vai melhorando e vai mudando, vai vendo como se faz. Eu encontrei ali uma forma de ganhar experiência e ir criando portfólio”, explica.

Mariana é gaúcha, nascida em Uruguaiana (RS), vive em Curitiba há 10 anos e é uma apaixonada por esportes. Desde criança, pratica voleibol, basquete e atletismo. Tinha o sonho de seguir na carreira esportiva, mas como isso não foi possível, decidiu buscar outros rumos para seu futuro profissional.

Antes de ingressar na área de comunicação, ela fez 1 ano e meio do curso de direito e também 1 ano e meio do curso de marketing. Na época em que estudava direito, seu pai ficou desempregado, e isso a afastou temporariamente da faculdade. Quando voltou aos estudos, optou pela carreira de marketing.

Durante o curso, Mariana percebeu que aquilo não era o que realmente procurava. “Como eu queria trabalhar com esporte, com o marketing seria mais difícil e acabou que a última opção, Jornalismo, foi a que deu certo”, conta.

Para conseguir suas entrevistas, ela diz que está sempre atenta aos nomes de relevância do esporte que irão passar pela capital paranaense. Mas agendar uma entrevista não é algo tão simples, pois nem sempre é possível entrar em contato com a fonte facilmente. Quando consegue, Mariana estuda a fundo seu convidado para que na entrevista ele revele ao público todas as suas faces.

Outra barreira encontrada pela aluna é a dificuldade de obter informações de esportes que não têm a mesma visibilidade que o futebol. Muitas vezes, os clubes e os atletas não possuem assessoria de imprensa, o que dificulta na divulgação dos resultados de jogos, por exemplo.

Mas a paixão pelo trabalho fala mais alto e Mariana entra em contato com atletas, se necessário, para saber dos resultados e manter o público bem informado. “Estou na cobertura do Curitiba Vôlei e estou conhecendo as pessoas, fazendo contatos e, com isso, acabam me conhecendo também”.

No Além da Regra é possível encontrar reportagens sobre o que está acontecendo no mundo do esporte nas mais diversas categorias. “Eu sempre gostei de esportes em geral. Independente do esporte, e sempre tive vontade de trabalhar com isso, seja qual fosse a área. Não é só futebol, não é só vôlei, eu gosto de todos os esportes. Costumo dizer que qualquer coisa que seja competição, eu tô dentro”.

O plano de Mariana é projetar sua carreira para a área televisiva, seu desejo é o de se tornar uma repórter esportiva. Ela conta que participar do projeto de extensão Brasil Repórter, do curso de Jornalismo da Uninter, foi uma experiência muito boa, em que ela teve seu primeiro contato com a TV. “Na época, o programa era coordenado pela professora Gisele Rech, ela me ensinou tudo o que eu sei de TV hoje”, diz.

E quanto às entrevistas mais marcantes? “Entrevistei o Giba, ex-jogador da seleção brasileira de vôlei, e o Bernardinho no ano passado, na apresentação do Curitiba Vôlei. Para quem gosta de vôlei, sabe que dá um frio na barriga. Foi especial”.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Juce Lopes - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *