Saúde e traballho

Ginástica laboral aumenta produtividade e reduz incidência de doenças

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2015, mostrou que 60% dos brasileiros acima dos 15 anos não pratica nenhuma atividade física. São 100 milhões de pessoas sedentárias. A pesquisa também apontou que a justificativa principal dos sedentários é a falta de tempo.

Mesmo com o tempo curto, os benefícios dos exercícios físicos são muitos e valem a pena serem acrescentados na rotina. A Organização Mundial da Saúde indica benefícios que essas atividades proporcionam à saúde. Evita o excesso de peso e a obesidade, combate doenças. Um cidadão que pratica exercícios tem menos probabilidade de desenvolver algumas doenças crônicas não-transmissíveis, doenças cardiovasculares, câncer e diabetes.

Manter os níveis da pressão arterial nos níveis adequados, melhora do estresse, autoestima e concentração também são outros benéficos das atividades físicas. Tudo isso tem um grande impacto na vida das pessoas. Sabendo disso, a Uninter promove diariamente a ginastica laboral para os seus colaboradores. Desde 2014, o fisioterapeuta da instituição, Lucas Hilberbemg pratica exercícios com os funcionários da instituição com ajuda de estagiários.

Para melhorar a periodicidade da prática da ginástica laboral, a Uninter contratou a empresa terceirizada Ergonomics. Com mais disponibilidade e equipamentos para atender aos colaboradores, a empresa começou suas atividades no dia 23 de outubro. Para começar as atividades foi aplicado um questionário nos setores para se ter um diagnóstico do estilo de vida dos colaboradores da instituição. “Esses questionários serão aplicados constantemente. É muito importante a participação de todos”, comenta o fisioterapeuta.

Joyce Ferreira é professora de ginástica laboral e agora vai conduzir as atividades na instituição. Serão três vezes por semana em todos os campus da Uninter, em Curitiba. Feliz com a participação de todos, Joyce ressalta que a proposta da ginástica laboral é uma melhor qualidade de trabalho. “A ideia é cada vez mais atrair os funcionários para participarem da ginástica, pois é um benefício que a empresa fornece para melhorar a qualidade de vida no trabalho”, diz.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Camila Toledo – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Letícia Costa - Estagiária de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *