Gestão de saúde nas empresas promove qualidade de vida e produtividade

Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - estagiário de jornalismo

A prevenção de lesões e a melhoria na qualidade de vida dos funcionários são sempre assuntos em pauta dentro das empresas. Com o retorno ao trabalho presencial, esse tema passou a ser ainda mais comentado e a atenção das empresas para a gestão de saúde foi redobrada.

“Se observarmos o nível de atividade física da população, é algo preocupante. Durante o período em home office, as pessoas permaneceram cada vez mais tempo sentadas”, alerta o doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) Leonardo Becker.

Por isso, a gestão de saúde busca analisar o papel da atividade física dentro da empresa e como ela contribui para que o funcionário tenha uma qualidade de vida melhor, o que pode resultar, inclusive, em maior produtividade.

A dinâmica ideal seria que colaboradores se movessem cada vez mais em seu ambiente de trabalho, indo além da famosa ginastica laboral desenvolvida por muitas companhias. “Em algumas empresas, são feitas salas sem mesas ou cadeiras para ajudar as pessoas a terem um relaxamento corporal e a produzir mais”, conta Becker.

Normalmente, a promoção de iniciativas para a saúde dos colaboradores é feita por meio de uma auditoria, processo de avaliação das rotinas clínicas e administrativas em uma determinada instituição.

O procedimento busca conhecer o funcionamento da organização e assim indicar alternativas que resultem no aumento da eficiência operacional e impactem positivamente a saúde dos colaboradores.

A avaliação pode ser realizada tanto por uma equipe interna como por uma externa e especializada. Em seu relatório, os auditores apresentam os aspectos que devem ser alterados no funcionamento do estabelecimento, tendo a aplicação dos recursos para transformação gradual da empresa.

“É importante ter esses cuidados, de se movimentar a cada uma hora e não permanecer imóvel”, reforça o professor do curso de pós-graduação em Auditoria em Saúde da Uninter Henrique Bosa.

“É necessário prestar atenção nessa questão da atividade física e do ambiente de trabalho para ver como o colaborador está se desenvolvendo nesse ambiente”, conclui.

O tema foi abordado durante o programa Saúde em Foco, transmitido pela Rádio Uninter em 5 de julho. Comandado pelo jornalista Evandro Tosin, o programa recebeu Leonardo Becker e Henrique Bosa para conversar sobre a gestão em saúde nas empresas.

Assista  o programa Saúde em Foco através do canal de Youtube da Rádio Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - estagiário de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Reprodução Youtube


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *