GLOBALIZAÇÃO

Fronteiras são debatidas por professor nos EUA

A International Studies Association (ISA) é uma importante convenção mundial de relações internacionais, sendo a maior e também a mais antiga do gênero. Neste ano, a 59ª edição, realizada em São Francisco (EUA), contou com a participação do professor Leonardo Mercher, da Uninter.

Seu trabalho foi o único selecionado do Paraná para o evento que contou com mais de 6 mil participantes do mundo inteiro. Leonardo é professor dos cursos de Relações Internacionais, Ciência Política, Secretariado Executivo, Comércio Exterior e Artes Visuais da instituição.

O trabalho apresentado foi sobre o cenário atual das cidades sul-americanas nas fronteiras, desde os desafios sociais e políticos até as oportunidades de ação em rede e integração, tema desenvolvido nos projetos de pesquisa juntamente com os alunos de Relações Internacionais da Uninter. O projeto vem sendo desenvolvido desde o ano de 2014 e se chama “Política Pública Internacional”.

A mesa foi organizada pelo Instituto Sueco de Relações Internacionais, e o trabalho apresentado por Leonardo foi o único a não receber críticas na mesa. “Me senti responsável e motivado com as pesquisas, além de poder ajudar ainda mais nossos alunos, trazendo perspectivas externas sobre a pesquisa científica. Foi um momento de reconhecimento”, diz Mercher.

Os alunos também ficaram muito contentes com a conquista. “Os estudantes sentiram que a Uninter dá espaço para a produção científica e permite a atualização constante por meio desses eventos”, diz o professor.

Professores de várias universidades estavam presentes no evento, como a Universidade de Utah, Universidade da Califórnia Irvine, Universidade de Rio Grande Texas, Universidade de San Diego e Universidade Humboldt Berlim.

Ainda no evento, Leandro participou de uma menção de apoio às investigações da morte da vereadora Marielle Franco, que entrou na pauta oficial do evento. Segundo ele, foi defendido também maior alinhamento das pesquisas brasileiras nos estudos de gênero com a ISA.

Na Uninter, uma orientanda de Leonardo em Relações Internacionais, Gabriela Navarro de Basil, já apresentou resultados do grupo de pesquisa sobre a ação das embaixadoras da Boa Vontade da ONU, tanto na instituição quanto na UFPR e na Associação Brasileira de Relações Internacionais neste ano, na Universidade Latino Americana (Unila).

Além disso, um dos primeiros artigos de gênero em relações internacionais no Brasil foi produzido por Leonardo e sua colega Sabrina Villenave, da Universidade de Manchester, e ambos foram convidados pelos pesquisadores e coordenador para uma mesa sobre novos estudos em relações internacionais na próxima ISA, que ocorrerá em Toronto, no Canadá, em março em 2019.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Valéria Alves – Estagiária de Jornalismo
Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *