Formandos homenageiam a pesca e a história de Bragança

 

Letícia Costa – Estagiária de Jornalismo

A expulsão dos franceses pelos portugueses em 1563 pôs fim à França Antártica que se pretendia estabelecer onde hoje fica a cidade do Rio de Janeiro. Os franceses partiram então para o Norte e o Nordeste, onde ocuparam parte da região costeira até a sua expulsão definitiva, em 1615. Entre as cidades da chamada França Equinocial estava Bragança, no Pará, retomada pelos portugueses e fundada oficialmente em 8 de julho de 1813.

Distante 210 km de Belém, Bragança tornou-se o maior polo pesqueiro da região. Sua riqueza histórica, econômica e cultural será o tema da homenagem dos formandos em Pedagogia do polo local Uninter, onde o maior público são alunos de licenciatura, principalmente deste curso, com mais de 600 matriculados. Assim, a turma de 2013 resolveu homenagear a cidade no ensaio de formatura.

O ensaio fotográfico foi realizado sobre um barco às margens do Rio Caeté, com suas belas praias de areia clara e paisagens exuberantes. Como Bragança vive da pesca, os 34 estudantes realizaram as fotos de formatura na praia de Ajuruteua, banhada pelo Atlântico. Segundo a gestora do polo, Hercília Nunes, eles optaram pela praia por ser um símbolo da cidade. “Os alunos escolheram essa praia para as fotos por representar a cidade que vive de pesca e pela bela paisagem que o ambiente proporciona à cidade”, diz.

A cerimonia de outorga de grau acontecerá no auditório do colégio Instituto Santa Teresinha e o baile na WT eventos, ambos no próximo dia 26. Sendo a formatura um dos momentos mais aguardados pelos alunos, como um rito da passagem da fase na qual tanto se esforçaram nos últimos anos, as homenagens serão extensivas aos que fizeram parte da jornada dos acadêmicos.

“Os alunos estão muito ansiosos e felizes com esse momento, pois a formatura é um momento mágico, a realização de um sonho de cada acadêmico que enfrentou as dificuldades e finalizou a graduação de pedagogia”, conclui Hercília.

Incorporar HTML não disponível.


1 thought on “Formandos homenageiam a pesca e a história de Bragança

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *