ESPECIAL ABED

Pronto para o mundo globalizado

O Comércio Exterior é uma área de atuação que envolve operações de compra e venda de insumos, matéria-prima e outros produtos entre países. Quando uma empresa brasileira compra de uma empresa de outro país, essa operação é chamada de importação. Quando o inverso acontece, a operação é chamada de exportação.

Ao contrário da profissão de Relações Internacionais, que tem seu enfoque em aspectos sociais, culturais e políticos, no Comércio Exterior o profissional lida mais com números, cotações, contratos e negociações de compra e venda. Assim como em qualquer profissão, é necessário que o aluno saia do curso bem preparado e instruído para enfrentar o mercado trabalho.

Pensando nessa questão, o professor Daniel Weigert, da Escola de Gestão, Comunicação e Negócios da Uninter, em conjunto com a professora Angela Cristina Kochinski Tripoli, analisou se o curso superior em Comércio Exterior da instituição está realmente preparando seus estudantes para atuar no mercado de trabalho. O trabalho resultou em um artigo científico que foi apresentado no último congresso da ABED, em Florianópolis (SC), intitulado “Estudo do curso superior de Comércio Exterior na visão do egresso em relação ao mercado de trabalho”.

Para coletar os dados da pesquisa, foram enviados formulários aos alunos de comércio exterior na modalidade a distância (EAD), formados entre 2015 e 2018. Esses formulários tinham a intenção de buscar informações sobre a percepção desses alunos em relação à sua formação e atuação profissional. Os resultados nos apontam que 57% dos egressos têm interesse em atuar em todas as áreas de comércio exterior, e acima de 75% julgam possuir as habilidade e competências necessárias para atuar no mercado.

“É visível que os alunos estão saindo daqui mais preparados e que possuem interesses em cada vez mais áreas do comércio exterior”, completa o professor Daniel.

Com relação à pergunta inicial da pesquisa, se os alunos estão preparados para o mercado, o estudo concluiu que sim, o curso está sendo eficiente na preparação do estudante, fornecendo as habilidades e competências necessárias para sua atuação no mercado. Além disso, foi possível conhecer a atual situação profissional dos egressos, sendo que muitos deles demonstraram grande interesse em atuar nas áreas de comércio exterior, em especial como gerente e coordenador em atividades de importação e exportação.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Igor Ceccatto – Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: CODESP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *