CONCURSO PÚBLICO

Formação em EAD pôs Tatiana onde ela queria: na sala de aula

Autor: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo

Para quem sonha em ser professor, a rede pública de ensino é a opção com maior número de vagas. Em 2018, o Brasil contava com 146.065 unidades de ensino básico público em funcionamento, enquanto o número de escolas privadas operantes no mesmo ano era de 40.016. Para conquistar uma vaga é preciso estudar bastante e prestar concursos públicos.

Aluna de Licenciatura em Artes Visuais da Uninter, Tatiana Rodrigues Moraes se formou em abril de 2019. Durante sua graduação, sempre que precisava estar no polo ao qual estava vinculado na educação a distância, ela viajava os cerca de 45 km de Itaí (SP), onde mora, até Avaré (SP).

A distância entre as duas cidades não foi empecilho para Tatiana conseguir seu diploma, assim como não são os 40 km que hoje percorre diariamente para chegar até Coronel Macedo (SP), cidade onde trabalha. “Era um sonho de longa data ser professora de Artes”, explica. Seu sonho foi alcançado com grande sucesso, pois Tatiana ficou em primeiro lugar no concurso que prestou.

A nova licenciada dedicou horas diárias aos estudos para se preparar para as provas. “Eu peguei toda a bibliografia do concurso e estudei livro por livro. Aqueles que não achei na internet, ou não consegui comprar ou emprestar, eu peguei resumos, ou algum parecido da Uninter”, lembra ela.

Tatiana começou a lecionar em 13 de maio de 2019, e só no seu primeiro mês como professora percorreu no trajeto casa-trabalho uma distância equivalente a ir de São Paulo (SP) e a Cuiabá (MT). O longo trajeto, porém, não tira sua motivação. “Estou gostando bastante. Amei dar aulas. Amo mais ainda poder ter contato com a arte no meu dia a dia. Fico feliz com o reconhecimento do meu esforço”, comenta.

Tatiana não pensa em parar. Quer fazer uma pós-graduação em História da Arte, ou até mesmo um mestrado em Educação, e assim seguir carreira na área com sonhos ainda maiores. “Pretendo fazer mais concursos no futuro, principalmente para entrar como professora em alguma universidade federal”, afirma.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal


1 thought on “Formação em EAD pôs Tatiana onde ela queria: na sala de aula

  1. Boa noite;

    Aqui é a Tatiana, estou realmente fazendo o Mestrado na UNESP de Bauru em Educação agora em 2021.
    Muito obrigada por tudo.

    Tatiana Moraes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *