Feirão de Profissões debate IA no meio jurídico

Autor: Pedro Henrique Milano Calandreli – Estagiário de Jornalismo

A Uninter realizou o Feirão de Profissões 2024 em 29 de fevereiro. O evento conta com uma série de palestras e apresentações destinadas aos vestibulandos com o intuito de apresentar o universo acadêmico e debater o tema principal desta edição: Inteligência Artificial no Mercado de Trabalho. Entre as palestras programadas, está a apresentação ministrada pelo doutor em Direito Marcos da Cunha e Souza, abordando o uso de inteligência artificial (IA) no campo jurídico e quais os possíveis impactos que isto pode causar na área.

Em sua apresentação, o professor apresenta a IA como uma ferramenta útil na otimização de tarefas rotineiras e identificação de riscos e cuidados em determinados casos. A inteligência artificial vai nos ajudar na compatibilidade dos antigos modelos padronizados de contrato à legislação atual e às peculiaridades dos casos concretos”, descreve o professor.

Além disso, Souza aborda outro aspecto de muito debate e polêmica no uso de IAs no meio jurídico, a questão da responsabilidade civil. O palestrante usa de exemplo carros autônomos e a responsabilidade jurídica sobre um hipotético acidente. Quem seria o responsável pela indenização no caso de uma morte, o condutor humano ou a empresa do veículo autônomo? O professor detalha que diversas empresas em outros países estabelecem em seus contratos que se trata de uma tecnologia experimental e que o motorista está ciente dos riscos, como forma de minimizar problemas em casos de acidente.

Em outro exemplo, um advogado pede para uma IA produzir um texto ou imagem, porém o texto apresenta uma lei não mais em vigor ou a imagem apresenta infração de direitos autorais. Segundo o jurista, o advogado deve ser responsabilizado, e não a inteligência artificial. Como reitera Souza, ela é uma ferramenta de auxílio e otimização do trabalho, não um substituto para o profissional. “Não devemos confiar totalmente na IA, ela é um apoio”, cita.

Para quem estiver interessado em conferir a apresentação na íntegra e demais palestras do Feirão de Profissões 2024, todas estão disponíveis pelo canal do YouTube do Grupo Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Pedro Henrique Milano Calandreli – Estagiário de Jornalismo
Edição: Arthur Salles – Assistente de Comunicação Acadêmica


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *