Falar bem não basta, tem de ser assertivo

 

Denise Becker – Estagiária de Jornalismo

As falhas no processo de comunicação dentro do meio empresarial podem acarretar graves consequências. É de extrema importância ao profissional de secretariado a busca pela comunicação assertiva nas relações, a fim de alcançar clareza e precisão no momento de compartilhar informações, alinhadas às demandas profissionais e da vida pessoal.

No entanto, as falhas na comunicação, tanto empresarial quanto relacionais, ainda são obstáculos à performance profissional em qualquer área de atuação. Alguns segmentos exigem maior habilidade nos diálogos, entre eles o profissional de secretariado, que deve estar atento a esse importante quesito em sua formação, a comunicação assertiva.

Com esse propósito, os estudantes do curso de Secretariado Executivo do Centro Universitário Internacional Uninter organizaram o “Workshop Comunicação Assertiva: técnicas e posturas para falar em público”, realizado na noite desta quinta-feira (4) no auditório do campus Garcez. Os 57 inscritos no evento puderam receber orientações e dicas práticas de Rodrigo Müller, palestrante e professor do curso.

Segundo Rodrigo, a comunicação oral assertiva em um nível profissional é importante em todos os ramos do conhecimento humano. “O evento alia, além da formação acadêmica, atividades de gestão, organização de evento, atividade oratória e a postura em público”, diz.

O curso de Secretariado Executivo da Uninter possui um laboratório de eventos e oferece aos estudantes a prática de atividades para reforçar os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Faz parte desta profissão organizar eventos e muitos profissionais da área acabam atuando na gestão de eventos ou dentro das próprias empresas. “Muitas vezes, quem faz esse papel é o secretário ou a secretária executiva. Essa é uma formação que alia conhecimentos secretariais, de oratória e gestão de eventos”, explica Rodrigo.

O professor, que desenvolve pesquisas nas áreas Redes de Conhecimento, Tecnologia e Sociedade, Gestão da Informação e do Conhecimento e Secretariado Executivo, enfatiza que não é possível desempenhar uma atividade sem preparar-se para ela. Por esse motivo, ao falar em comunicação abre-se um leque de possibilidades, pois existem várias formas de comunicar. Uma delas é a comunicação oral. “É preciso autoconhecimento para lidar consigo e com os outros. A comunicação assertiva é quando o seu corpo e sua fala estão coerentes e transmitindo uma mesma mensagem”, completa.

Em algum momento da sua vida você terá que falar em público. Conhecer suas limitações e saber lidar com elas é o primeiro passo para superar medos. Mas, como falar em público, o que falar e como se portar?

Veja as 7 dicas do professor Rodrigo Müller

  1. Estudar e dominar o tema, assunto que será tratado.
  2. Conhecer a sua audiência, ou seja, saber qual é o seu público.
  3. Preparar a sua apresentação para que a fala seja coerente, com começo, meio e fim.
  4. Organizar o tempo para não extrapolar a disponibilidade que a sua audiência tem para ouvir você.
  5. Sintetizar a conversa de forma breve e direta, utilizando recursos práticos para ilustrar, relacionados ao cotidiano.
  6. A postura e apresentação visual também comunicam e precisam estar coordenadas com o ambiente, assunto e local que você está, para que haja coerência nos gestos, postura visual e fala.
  7. Seja natural e procure sempre agir de acordo com seus princípios e condições

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *