Exata…Mente: live das exatas promove bate-papo entre professores e alunos

Autor: Bárbara Possiede - Estagiária de Jornalismo

A área de exatas da Escola Superior de Educação da Uninter realizou no dia 13.mai.2020 uma live transmitida pelo Facebook Exatas Uninter. O evento, chamado de Exata…mente, trouxe uma reflexão sobre a aplicação das ciências exatas no dia a dia.

O bate-papo, que durou cerca de 1 hora, contou a presença de 3 alunos como convidados. Além dos professores dos cursos de Matemática, Física e Química Guilherme Pianezzer, Roberto Aguilar e Luciane de Godoi, o encontro reuniu os estudantes Cristian Douglas Nardi, Douglas da Rocha Santana e Robert Moraes Eller.

Com o objetivo de possibilitar uma conversa sobre expectativas e experiências da vida profissional, foram selecionados alunos que já atuam na área e puderam compartilhar diferentes perspectivas sobre o tema.

Os alunos

Robert, aluno do curso de Física, é técnico em eletrotécnica, tecnólogo em controle e automação e agora optou pela licenciatura para poder compartilhar seus conhecimentos.

Douglas, de 29 anos, está no primeiro ano do curso de Química e acabou optando pelo curso por já trabalhar na área. Ele é analista de controle da qualidade em uma indústria química, na qual trabalha há 10 anos.

Cristian é programador, e agora optou por realizar a graduação em Matemática para contribuir com o ensino no futuro. “Tenho como objetivo criar uma metodologia para tentar mostrar a matemática, para meus possíveis alunos, de uma forma bacana, para que ninguém pense que ela é um bicho de sete cabeças”, revela.

Ao convidar estes três alunos da modalidade a distância, a Uninter reforça seu compromisso em buscar se manter próxima dos estudantes, mesmo em momentos de isolamento social. O professor Guilherme avalia que a experiência com as lives tem trazido benefícios. “O modelo de transmissão pelas redes sociais tem engajado um público diferenciado, que se mostra interessado em participar e que, às vezes, não é nosso aluno atualmente. Talvez pela empatia sobre a situação que todos estamos passando, tenho sentido uma proximidade maior entre nós professores e os alunos”.

O bate-papo

Durante a live, cada aluno deixou sua contribuição para um debate construtivo sobre a área de exatas. Robert, que trabalha com manutenção e engenharia, compartilhou imagens do seu dia a dia no trabalho, mostrando desde a tela do monitor onde ele faz o monitoramento e controle da energia elétrica, até o material de fibra óptica que utiliza.

Através dos exemplos trazidos por Robert, o professor Roberto encontrou a oportunidade de mostrar que existem diferentes modalidades do mercado de trabalho onde o bacharel em física pode atuar.

O estudante Douglas comentou sobre sua vivência entre profissionais da área química e relatou a importância dos diferentes profissionais dentro da indústria. Ele ainda explicou sobre a indústria 4.0 e a pesquisa de novos materiais, como o grafeno.

Sobre presenciar esta troca de conhecimentos, a professora Luciane declarou: “Sabemos que cada aluno possui uma bagagem de experiências acadêmicas e profissionais e que muitos alunos já atuam na profissão, mesmo assim fazer a diferença na vida destes alunos é muito gratificante. Com certeza eles também fazem a diferença na nossa carreira acadêmica e isso ficará marcado em nossa história e na história da Uninter como sinal de inovação e pioneirismo. Me sinto grata a cada dia por fazer parte desta equipe, amo o que faço, porque faço o que amo”.

Cristian também teve a oportunidade de falar sobre suas experiências. Ele compartilhou detalhes de quando trabalhou em Angola e teve de analisar toda a cadeia logística de uma linha de supermercados. O professor Guilherme aproveitou o gancho para expor uma das grandes aplicações da matemática dentro da área de logística: o problema de minimização de custos.

O resultado

A troca de conhecimento entre alunos, professores e interações pelo chat foi um momento marcante para a equipe de Exatas da Uninter. “A live foi de suma importância pois conseguimos conhecer um pouco mais dos nossos alunos e principalmente sobre sua formação, área de interesse e área de atuação, conciliando com seu curso na Uninter. Temos certeza que mais lives semelhantes a essa acontecerão com um número maior de alunos, proporcionando troca de conhecimento”, revelou o professor Roberto.

Os alunos também se manifestaram gratos por poder participar e dividir experiências com os professores. Robert confessou que estava nervoso momentos antes do evento, mas se sentiu acolhido pelos professores. “Foi uma conversa muito bacana, bem tranquila. Não queria que aquele momento acabasse, pois agregou muito para mim. Me senti dando uma aula para os milhares de alunos da Uninter”, finalizou.

Para acompanhar a gravação da live, siga a página Exatas Uninter-Graduação no Facebook.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Bárbara Possiede - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Reprodução


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *