Conhecimento

O papel do lugar como fonte de pesquisa

Expandir conhecimento e trocar experiências. Essas são apenas duas das diversas oportunidades que professores e alunos têm ao ministrarem palestras em eventos. Márcia Maria Fernandes de Oliveira, professora do curso de licenciatura em Geografia da Uninter, teve essa oportunidade recentemente. Ela foi uma das palestrantes da primeira edição do CINTERGEO (Congresso Internacional de Educação e Geotecnologias), em Salvador (BA).

O evento teve o objetivo de promover reflexões e difundir práticas relacionadas às tecnologias, geotecnologias e dinâmicas socioespaciais no contexto educacional e contemporâneo e também marcou os 10 anos da fundação do GEOTEC (Grupo de Pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade), além de promover discussões teóricas e epistemológicas referentes ao tema. Márcia ministrou a palestra “A importância do lugar como fonte de pesquisa”, no último dia 17, na Escola Municipal Governador Roberto Santos.

O evento teve como público estudantes do ensino básico e superior, professores, pesquisadores e demais interessados em evidenciar a importância da educação e tecnologia no contexto contemporâneo. Foram apresentados trabalhos orais, submetidos em formato de resumo expandido, palestras, apresentações culturais, entre outros.

“Levei ao Cintergeo uma pesquisa que desenvolvi aqui em Curitiba e em Fazenda Rio Grande sobre a percepção do espaço e do lugar com professores e alunos desses municípios”, explica Márcia. “Foi muito interessante, conheci muitas pessoas e diferentes pesquisas, ampliando minha rede de contatos e foi muito bacana levar o nome da Uninter, também. Fui convidada pela pró-peitora de Pesquisa da UNEB (Universidade Estadual da Bahia), Tânia Hetkowski, que já conhecia a instituição”.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Heloisa Alves Ribas - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *