Evento debate a sustentabilidade na construção

Autor: Barbara Carvalho - Jornalista

Sustentabilidade é um conceito que fala do equilíbrio entre as necessidades humanas e os recursos naturais. O marco político da sustentabilidade aconteceu no ano de 1992, quando as Organizações das Nações Unidas (ONU) colocaram oficialmente o termo na agenda global. Desde então, ele se aplica a diversos espaços que fazem parte da nossa rotina, e no ambiente das construções não seria diferente.

Esse é o foco do Greenbuilding Brasil, maior evento sobre Sustentabilidade na Construção da América Latina. Nascido em 2007, dele participam “líderes da indústria, especialistas e profissionais de linha de frente dedicados à construção sustentável”. E em 2020 a Uninter participará desse tão importante fórum de debates, com as presenças do pró-reitor de pós-graduação, Nelson Castanheira, e da professora e coordenadora de cursos da pós-graduação em Arquitetura, Giselle Dziura.

Nesta edição, os professores vão apresentar o trabalho Cinco estratégias para se sobressair nas mudanças aplicadas nos espaços de trabalho e estudo inteligentes, dentro da sessão educacional do evento. Esta é a segunda vez que Giselle participa: “no ano de 2019 eu participei com o tema: onde estão as cidades mais humanas nas cidades inteligentes?”, conta.

“A expectativa é que possamos contribuir para a construção conjunta de espaços mais saudáveis e sustentáveis para as pessoas, por meio de discussões, trocas de experiências com a certeza de que é possível, desde que seja com propósito positivo e em conjunto”, relata Giselle.

O trabalho dos professores foi selecionado por meio de uma banca avaliadora, que recebeu 166 propostas. As cinco estratégias elencadas no trabalho foram inspiradas na situação atual imposta pela pandemia causada pelo Covid-19, em que muitos edifícios precisaram se adaptar às novas regras de saúde, e visam contribuir de forma positiva para pessoas (usuários), espaços físicos (arquitetura) e organizações (empresa ou escola).

Giselle fala sobre como os cursos da Uninter contribuem para a construção de um ambiente sustentável em relação ao momento atual.  “Nossos cursos de pós-graduação na área de Arquitetura e Design compartilham coletivamente a visão de um mundo mais sustentável, mais humano e saudável. É fundamental que os espaços arquitetônicos, urbanísticos e paisagísticos tenham um novo olhar e novas intervenções pós-pandemia, especialmente com questões de conforto, saúde e bem-estar, aliadas às tecnologias e inovações de modo a alcançar equilíbrio entre as dimensões ambientais, sociais, econômico-financeiras e culturais”.

Em 2020 o evento será totalmente digital e acontecerá entre os dias 16 e 20 de novembro. Para os interessados em assistir às palestras, basta clicar aqui e se inscrever.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Barbara Carvalho - Jornalista
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *