Evento conscientiza sobre o câncer de próstata, o segundo entre os homens

Miriã Calistro – Estagiária de Jornalismo

O Brasil teve 61 mil novos casos de câncer de próstata só neste ano, estima o Instituto Nacional do Câncer (Inca). O tumor atinge pessoas cada vez mais jovens, sendo o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Recomenda-se exames a partir dos 45 anos, mas quem tem histórico familiar tende a ter a doença mais cedo.

O diagnóstico precoce aumenta a chance de cura, mas muito homens ainda têm dúvida sobre qual é o exame mais eficiente para detectar a doença, se o de sangue ou o do toque. O ideal, conforme recomendações dos médicos urologistas, é fazer os dois exames para garantir maior confiabilidade aos resultados.

Diante do avanço do câncer de próstata, inúmeras entidades mundo afora têm adotado a campanha Novembro Azul para chamar a atenção para a prevenção da doença. O Centro Universitário Internacional UNINTER também aderiu a esse movimento se uniu a essas entidades para reforçar o alerta sobre os riscos e os métodos de prevenção.

O polo da instituição em Formosa (GO), por exemplo, promoveu no dia 23 de novembro uma palestra em parceria com o Laboratório Sabin sobre a prevenção do câncer de próstata. “Este evento foi realizado para incentivar os nossos alunos a abraçar a campanha do Novembro Azul”, comenta a gestora do polo, Geizibel dos Santos.

A palestra sobre métodos de prevenção e a importância dos exames foi realizada pela biomédica Alice Araújo. Essas medidas podem evitar as complicações das terapias mais agressivas, inclusive a cirurgia e a radioterapia. “Os alunos e o público externo puderam tirar dúvidas sobre o tema”, explica Geizibel.

Durante o evento foram sorteados brindes e exames gratuitos do laboratório. “Com essa parceria pudemos ajudar nossos alunos a ter mais qualidade de vida para eles e seus familiares”, diz Geizibel. Alunos e colaboradores do polo terão até 70% de desconto em qualquer exame no laboratório.

Edição: Mauri König

 

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *