Estudantes podem se inscrever para Programa de Iniciação Científica 2023

Autor: Izadora Alves Lopes - estagiária de jornalismo

O Programa de Iniciação Científica – PIC, vinculado à Coordenação de Pesquisa da Uninter, abre inscrições para estudantes do dia 09 de novembro de 2022 a 01 de fevereiro de 2023. A oportunidade tem o objetivo de ampliar o conhecimento científico de alunos da instituição.

Cada projeto contempla duas vagas para alunos bolsistas. Uma das bolsas é de 50% do valor e requer 10 horas de dedicação semanais ao projeto. A outra é integral e requer 20 horas para as atividades semanais. Também é possível participar da pesquisa de forma voluntária, sendo a quantidade máxima é de 10 alunos pesquisadores por projeto.

Alunos de outras instituições também podem participar, desde que estejam inscritos regularmente em um curso de graduação ou pós e sigam os critérios apresentados no edital 54/2022.

A coordenadora de Pesquisa e Publicações Acadêmicas, Desiré Luciane Dominschek Lima, que também atua no Comitê de Ética em Pesquisa, destaca os resultados positivos que projetos de pesquisa podem trazer para o aluno em formação.

“A iniciação científica ajuda a desenvolver habilidades e competências. Estas são necessárias para realização da atividade técnica e prática do aluno para além da formação em sala de aula, introduz o aluno no universo da pesquisa”, aponta.

Existem diversos projetos a serem trabalhados, no entanto alguns ganham mais relevância na escolha dos acadêmicos. “Os grupos de pesquisa da Uninter formam um total de 19 grupos. Temos aderência dos alunos em todos os projetos, mas percebemos que os projetos ligados às ciências humanas e às licenciaturas têm tido um envolvimento maior de alunos, em temas da escola superior de educação”, afirma a coordenadora.

Para o aluno de Licenciatura em Pedagogia André Henrique Boazejewski, participar deste processo possibilita o desenvolvimento de um profissional de qualidade.

“A minha experiência foi pelo grupo pesquisa História e Educação Sociedade Política, foi sobre a linha sobre os impactos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e docência. A dimensão educativa formativa contribui com aperfeiçoamento da escrita, apropriação de leituras e conceitos base quando inseridos no projeto. Há uma melhora técnico-acadêmica e sociocultural, por parte do estudante e das pessoas que integram um grupo. Proporciona autonomia na construção do seu próprio saber e também cria uma preposição crítica do que você está lendo e compreende o que interfere na realidade nos demais meios de comunicação”, relata.

Os candidatos irão aprender no decorrer do projeto a utilizar o método científico, a capacidade de desenvolver ações críticas e reflexivas por meio das técnicas de pesquisa.

“Você se torna uma pessoa mais consciente não só da sua realidade. Mas também contribui para atuação profissional mais direta e para a melhora da consciência coletiva,” finaliza o estudante.

Após esta primeira etapa, os alunos vão passar pelo processo seletivo, que tem o período de 01/02/2023 a 06/02/2023. O resultado da seleção dos alunos será divulgado pelo professor e coordenador dos projetos no dia 27/03/2022, por meio do Edital de Homologação, que será divulgado através dos meios de comunicação da área de pesquisa.

Para mais informações, é possível acessar o edital clicando aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Izadora Alves Lopes - estagiária de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *