Estudantes de serviço social se mobilizam no combate às drogas

Heloisa Alves Ribas – Estagiária de Jornalismo

Dados de uma pesquisa divulgados em 2016 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam o aumento do acesso precoce a bebidas alcoólicas e a drogas ilícitas entre alunos do 9º ano do ensino fundamental (equivalente a uma média de idade de 13 a 15 anos). De acordo com o levantamento, 55% dos jovens (ou 1,44 milhão de alunos) disseram já ter tomado ao menos uma dose de bebida alcoólica. A taxa tinha sido de 50,3%  quatro anos antes, na pesquisa de 2012.

Desta forma, tornam-se cada vez mais relevantes as ações de prevenção e intervenção como a realizada pelos polos da Uninter em Itiúba e Cansanção, ambos na Bahia. O projeto de intervenção “Blitz Social – Uninter na Luta Contra as Drogas” nasceu após o coordenador acadêmico José Humberto Pereira Campos discutir com o tutor do curso de Serviço Social Roberto Lima a importância de estreitar os vínculos com polos vizinhos, visando uma melhor interação entre os alunos.

“Sabemos que a teoria frente a formação e o exercício profissional do assistente social se consolidam em meio a uma rede de situações e vertentes complexas que sustentam a sociedade contemporânea. As ações sociais da Uninter se aperfeiçoam a cada semestre, mostrando em todos os seus eventos a grande relevância da instituição para a formação acadêmica dos seus alunos e com a responsabilidade social”, diz o coordenador.

As ações, realizadas pelos alunos de serviço social, consistem em distribuir panfletos e dar orientação em feiras-livres e atividades sócio-educativas nas escolas, visando sensibilizar os alunos sobre o combate às drogas. No decorrer da ação, são sorteados livros para os participantes sobre o tema abordado, com a intenção de sensibilizá-los sobre a relevância da temática na sociedade brasileira, pois a cada dia cresce o índice de pessoas usuários de psicotrópicos no Brasil, gerando uma série de problemas sociais, como morte, desestruturação familiar, violência, entre outros.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *